> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

quarta-feira, 31 de julho de 2013

TEXTO DE FORMA DESONESTA ATRIBUIDO AO PADRE HUMBERTO


Queridos paroquianos e demais visitantes deste blog, querido povo de Deus, apresento agora, a Declaração que foi postada no Facebook no perfil de "Geraldo Almendra", verdadeiro autor do TEXTO QUE DE FORMA DESONESTA FOI ALTERADO E ATRIBUÍDO AO PADRE HUMBERTO, (minha pessoa).


Agradecendo sua compreensão e confiança,
Pe. Humberto Luiz de Negreiros


Clique e veja o MANIFESTO DE ESCLARECIMENTO do Pe. Humberto.

Arcebispo recebe imprensa e fala sobre JMJ e visita do Papa Francisco

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu na tarde da última terça-feira (30), a imprensa natalense, para uma coletiva. O tema foi a Jornada Mundial da Juventude, da qual ele foi um dos catequistas, e também, a vinda do papa Francisco ao Brasil e a importância deste momento para a Igreja Católica. Também participou da coletiva, o padre Inácio Lopes, coordenador do setor juventude, da Arquidiocese de Natal.

Segundo Dom Jaime, uma das características mais marcantes do sumo pontífice, foi a simplicidade. “Francisco chama atenção a essa simplicidade, de não nos submetermos a uma mentalidade de príncipes da Igreja, mas de servidores, de pessoas desinstaladas, de pobres, e que estejam, sobretudo, próximas do povo”, frisa.


O arcebispo também destacou o convite feito pelo santo padre ao povo. “A grande chamada e mensagem do papa é essa: sair de si, ir ao encontro e levar nosso Senhor às pessoas. Também destaco as atitudes de Francisco, que mostravam liberdade, em relação à realidade do mundo atual. É uma pessoa realmente cativante. Para nós, foi, com certeza, um momento profundo de renovação e entusiasmo”, pontua.


Em relação à Jornada Mundial da Juventude, Dom Jaime ressaltou a importância do evento para a renovação da fé das pessoas. “Durante esses dias, era possível perceber a paz que este evento trouxe para a cidade, bem como, os sentimentos de fraternidade e harmonia. O amor de Deus, a alegria, o acolhimento, contagiou a todos, independentemente de crenças religiosas”, destaca.


Para o padre Inácio Lopes, a JMJ superou as expectativas. “Já havia participado da edição de Madri, em 2011, mas, o Brasil tem esse aspecto do povo caloroso e de muita fé. As pessoas que estavam ali, buscavam um único objetivo, o encontro com Deus e com o próximo. Acredito que o grande legado que a Jornada deixa, é o da evangelização da juventude”, avalia.
 

Dom Jaime recebeu imprensa e falou sobre JMJ Rio 2013 e visita do Papa Francisco




Discurso do Papa para o Comitê Coordenador do CELAM

Brasil, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013
Encontro com Comitê de Coordenação do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano)


1 – Introdução

Agradeço ao Senhor por esta oportunidade de poder falar com vocês, Irmãos Bispos responsáveis do CELAM no quadriênio 2011-2015. Há 57 anos que o CELAM serve as 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, colaborando solidária e subsidiariamente para promover, incentivar e dinamizar a colegialidade episcopal e a comunhão entre as Igrejas da região e seus pastores.

Como vocês, também eu sou testemunha do forte impulso do Espírito na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida no mês de maio de 2007, que continua animando os trabalhos do CELAM para a anelada renovação das Igrejas particulares. Em boa parte delas, essa renovação já está em andamento. Gostaria de centrar esta conversação no patrimônio herdado daquele encontro fraterno e que todos batizamos como Missão Continental.


2 - Características peculiares de Aparecida

Existem quatro características típicas da referida V Conferência. Constituem como que quatro colunas do desenvolvimento de Aparecida que lhe dão a sua originalidade.


- Início sem documento

Medelín, Puebla e Santo Domingo começaram os seus trabalhos com um caminho preparatório que culminou em uma espécie de Instrumentum laboris, com base no qual se desenrolou a discussão, a reflexão e a aprovação do documento final. Em vez disso, Aparecida promoveu a participação das Igrejas particulares como caminho de preparação que culminou em um documento de síntese. Este documento, embora tenha sido ponto de referência durante a V Conferência Geral, não foi assumido como documento de partida. O trabalho inicial foi pôr em comum as preocupações dos pastores perante a mudança de época e a necessidade de recuperar a vida de discípulo e missionário com que Cristo fundou a Igreja.


- Ambiente de oração com o Povo de Deus

É importante lembrar o ambiente de oração gerado pela partilha diária da Eucaristia e de outros momentos litúrgicos, tendo sido sempre acompanhados pelo Povo de Deus. Além disso, realizando-se os trabalhos na cripta do Santuário, a “música de fundo” que os acompanhava era constituída pelos cânticos e as orações dos fiéis.

- Documento que se prolonga em compromisso, com a Missão Continental

Neste contexto de oração e vivência de fé, surgiu o desejo de um novo Pentecostes para a Igreja e o compromisso da Missão Continental. Aparecida não termina com um documento, mas prolonga-se na Missão Continental.


- A presença de Nossa Senhora, Mãe da América

É a primeira Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe que se realiza em um Santuário mariano.


3 - Dimensões da Missão Continental

A Missão Continental está projetada em duas dimensões: programática e paradigmática. A missão programática, como o próprio nome indica, consiste na realização de atos de índole missionária. A missão paradigmática, por sua vez, implica colocar em chave missionária a atividade habitual das Igrejas particulares. Em consequência disso, evidentemente, verifica-se toda uma dinâmica de reforma das estruturas eclesiais. A “mudança de estruturas” (de caducas a novas) não é fruto de um estudo de organização do organograma funcional eclesiástico, de que resultaria uma reorganização estática, mas é consequência da dinâmica da missão. O que derruba as estruturas caducas, o que leva a mudar os corações dos cristãos é justamente a missionariedade. Daqui a importância da missão paradigmática.

A Missão Continental, tanto programática como paradigmática, exige gerar a consciência de uma Igreja que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa vontade. O discípulo de Cristo não é uma pessoa isolada em uma espiritualidade intimista, mas uma pessoa em comunidade para se dar aos outros. Portanto, a Missão Continental implica pertença eclesial.

Uma posição como esta, que começa pelo discipulado missionário e implica entender a identidade do cristão como pertença eclesial, pede que explicitemos quais são os desafios vigentes da missionariedade discipular. Me limito a assinalar dois: a renovação interna da Igreja e o diálogo com o mundo atual.


Renovação interna da Igreja

Aparecida propôs como necessária a Conversão Pastoral. Esta conversão implica acreditar na Boa Nova, acreditar em Jesus Cristo portador do Reino de Deus, em sua irrupção no mundo, em sua presença vitoriosa sobre o mal; acreditar na assistência e guia do Espírito Santo; acreditar na Igreja, Corpo de Cristo e prolongamento do dinamismo da Encarnação.
Neste sentido, é necessário que nos interroguemos, como pastores, sobre o andamento das Igrejas a que presidimos.

Estas perguntas servem de guia para examinar o estado das dioceses quanto à adoção do espírito de Aparecida, e são perguntas que é conveniente pôr-nos, muitas vezes, como exame de consciência.


1) Procuramos que o nosso trabalho e o de nossos presbíteros seja mais pastoral que administrativo? Quem é o principal beneficiário do trabalho eclesial, a Igreja como organização ou o Povo de Deus na sua totalidade?


2) Superamos a tentação de tratar de forma reativa os problemas complexos que surgem? Criamos um hábito proativo? Promovemos espaços e ocasiões para manifestar a misericórdia de Deus? Estamos conscientes da responsabilidade de repensar as atitudes pastorais e o funcionamento das estruturas eclesiais, buscando o bem dos fiéis e da sociedade?


3) Na prática, fazemos os fiéis leigos participantes da missão? Oferecemos a palavra de Deus e os sacramentos com consciência e convicção claras de que o Espírito se manifesta neles?


4) Temos como critério habitual o discernimento pastoral, servindo-nos dos Conselhos Diocesanos? Tanto estes como os Conselhos paroquiais de Pastoral e de Assuntos Econômicos são espaços reais para a participação laical na consulta, organização e planejamento pastoral? O bom funcionamento dos Conselhos é determinante. Acho que estamos muito atrasados nisso.


5) Nós, Pastores Bispos e Presbíteros, temos consciência e convicção da missão dos fiéis e lhes damos a liberdade para irem discernindo, de acordo com o seu processo de discípulos, a missão que o Senhor lhes confia? Apoiamo-los e acompanhamos, superando qualquer tentação de manipulação ou indevida submissão? Estamos sempre abertos para nos deixarmos interpelar pela busca do bem da Igreja e da sua Missão no mundo?


6) Os agentes de pastoral e os fiéis em geral sentem-se parte da Igreja, identificam-se com ela e aproximam-na dos batizados indiferentes e afastados?

Como se pode ver, aqui estão em jogo atitudes. A Conversão Pastoral diz respeito, principalmente, às atitudes e a uma reforma de vida. Uma mudança de atitudes é necessariamente dinâmica: “entra em processo” e só é possível moderá-lo acompanhando-o e discernindo-o. É importante ter sempre presente que a bússola, para não se perder nesse caminho, é a identidade católica concebida como pertença eclesial.


Diálogo com o mundo atual

Faz-nos bem lembrar estas palavras do Concílio Vaticano II: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e atribulados, são também alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos de Cristo” (cf. GS, 1). Aqui reside o fundamento do diálogo com o mundo atual.

A resposta às questões existenciais do homem de hoje, especialmente das novas gerações, atendendo à sua linguagem, entranha uma mudança fecunda que devemos realizar com a ajuda do Evangelho, do Magistério e da Doutrina Social da Igreja. Os cenários e areópagos são os mais variados. Por exemplo, em uma mesma cidade, existem vários imaginários coletivos que configuram “diferentes cidades”. Se continuarmos apenas com os parâmetros da “cultura de sempre”, fundamentalmente uma cultura de base rural, o resultado acabará anulando a força do Espírito Santo. Deus está em toda a parte: há que saber descobrí-lo para poder anunciá-lo no idioma dessa cultura; e cada realidade, cada idioma tem um ritmo diferente.


4 - Algumas tentações contra o discipulado missionário

A opção pela missionariedade do discípulo sofrerá tentações. É importante saber por onde entra o espírito mau, para nos ajudar no discernimento. Não se trata de sair à caça de demônios, mas simplesmente de lucidez e prudência evangélicas. Limito-me a mencionar algumas atitudes que configuram uma Igreja “tentada”. Trata-se de conhecer determinadas propostas atuais que podem mimetizar-se em a dinâmica do discipulado missionário e deter, até fazê-lo fracassar, o processo de Conversão Pastoral.


1) A ideologização da mensagem evangélica. É uma tentação que se verificou na Igreja desde o início: procurar uma hermenêutica de interpretação evangélica fora da própria mensagem do Evangelho e fora da Igreja.


Um exemplo: a dado momento, Aparecida sofreu essa tentação sob a forma de assepsia. Foi usado, e está bem, o método de “ver, julgar, agir”. A tentação se encontraria em optar por um "ver" totalmente asséptico, um “ver” neutro, o que não é viável. O ver está sempre condicionado pelo olhar. Não há uma hermenêutica asséptica. Então a pergunta era: Com que olhar vamos ver a realidade? Aparecida respondeu: Com o olhar de discípulo. Assim se entendem os números 20 a 32. Existem outras maneiras de ideologização da mensagem e, atualmente, aparecem na América Latina e no Caribe propostas desta índole. Menciono apenas algumas:


a) O reducionismo socializante. É a ideologização mais fácil de descobrir. Em alguns momentos, foi muito forte. Trata-se de uma pretensão interpretativa com base em uma hermenêutica de acordo com as ciências sociais. Engloba os campos mais variados, desde o liberalismo de mercado até a categorização marxista.


b) A ideologização psicológica. Trata-se de uma hermenêutica elitista que, em última análise, reduz o “encontro com Jesus Cristo” e seu sucessivo desenvolvimento a uma dinâmica de autoconhecimento.

Costuma verificar-se principalmente em cursos de espiritualidade, retiros espirituais, etc. Acaba por resultar numa posição imanente autorreferencial. Não tem sabor de transcendência, nem portanto de missionariedade.


c) A proposta gnóstica. Muito ligada à tentação anterior. Costuma ocorrer em grupos de elites com uma proposta de espiritualidade superior, bastante desencarnada, que acaba por desembocar em posições pastorais de “quaestiones disputatae”. Foi o primeiro desvio da comunidade primitiva e reaparece, ao longo da história da Igreja, em edições corrigidas e renovadas. Vulgarmente são denominados “católicos iluminados” (por serem atualmente herdeiros do Iluminismo).


d) A proposta pelagiana. Aparece fundamentalmente sob a forma de restauracionismo. Perante os males da Igreja, busca-se uma solução apenas na disciplina, na restauração de condutas e formas superadas que, mesmo culturalmente, não possuem capacidade significativa. Na América Latina, costuma verificar-se em pequenos grupos, em algumas novas Congregações Religiosas, em tendências para a “segurança” doutrinal ou disciplinar. Fundamentalmente é estática, embora possa prometer uma dinâmica para dentro: regride. Procura “recuperar” o passado perdido.


2) O funcionalismo. A sua ação na Igreja é paralisante. Mais do que com a rota, se entusiasma com o “roteiro”. A concepção funcionalista não tolera o mistério, aposta na eficácia. Reduz a realidade da Igreja à estrutura de uma ONG. O que vale é o resultado palpável e as estatísticas. A partir disso, chega-se a todas as modalidades empresariais de Igreja. Constitui uma espécie de “teologia da prosperidade” no organograma da pastoral.


3) O clericalismo é também uma tentação muito atual na América Latina. Curiosamente, na maioria dos casos, trata-se de uma cumplicidade viciosa: o sacerdote clericaliza e o leigo lhe pede por favor que o clericalize, porque, no fundo, lhe resulta mais cômodo. O fenômeno do clericalismo explica, em grande parte, a falta de maturidade adulta e de liberdade cristã em boa parte do laicato da América Latina: ou não cresce (a maioria), ou se abriga sob coberturas de ideologizações como as indicadas, ou ainda em pertenças parciais e limitadas.

Em nossas terras, existe uma forma de liberdade laical através de experiências de povo: o católico como povo. Aqui vê-se uma maior autonomia, geralmente sadia, que se expressa fundamentalmente na piedade popular. O capítulo de Aparecida sobre a piedade popular descreve, em profundidade, essa dimensão. A proposta dos grupos bíblicos, das comunidades eclesiais de base e dos Conselhos pastorais está na linha de superação do clericalismo e de um crescimento da responsabilidade laical.

Poderíamos continuar descrevendo outras tentações contra o discipulado missionário, mas acho que estas são as mais importantes e com maior força neste momento da América Latina e do Caribe.


5 - Algumas orientações eclesiológicas

a) O discipulado-missionário que Aparecida propôs às Igrejas da América Latina e do Caribe é o caminho que Deus quer para “hoje”. Toda a projeção utópica (para o futuro) ou restauracionista (para o passado) não é do espírito bom. Deus é real e se manifesta no “hoje”. A sua presença, no passado, se nos oferece como “memória” da saga de salvação realizada quer em seu povo quer em cada um de nós; no futuro, se nos oferece como “promessa” e esperança. No passado, Deus esteve lá e deixou sua marca: a memória nos ajuda encontrá-lo; no futuro, é apenas promessa... e não está nos mil e um “futuríveis”. O “hoje” é o que mais se parece com a eternidade; mais ainda: o “hoje” é uma centelha de eternidade. No “hoje”, se joga a vida eterna.

O discipulado missionário é vocação: chamada e convite. Acontece em um “hoje”, mas “em tensão”. Não existe o discipulado missionário estático. O discípulo missionário não pode possuir-se a si mesmo; a sua imanência está em tensão para a transcendência do discipulado e para a transcendência da missão. Não admite a autorreferencialidade: ou refere-se a Jesus Cristo ou refere-se às pessoas a quem deve levar o anúncio dele. Sujeito que se transcende. Sujeito projetado para o encontro: o encontro com o Mestre (que nos unge discípulos) e o encontro com os homens que esperam o anúncio.

Por isso, gosto de dizer que a posição do discípulo missionário não é uma posição de centro, mas de periferias: vive em tensão para as periferias... incluindo as da eternidade no encontro com Jesus Cristo. No anúncio evangélico, falar de “periferias existenciais” descentraliza e, habitualmente, temos medo de sair do centro. O discípulo-missionário é um descentrado: o centro é Jesus Cristo, que convoca e envia. O discípulo é enviado para as periferias existenciais.


b) A Igreja é instituição, mas, quando se erige em “centro”, se funcionaliza e, pouco a pouco, se transforma em uma ONG. Então, a Igreja pretende ter luz própria e deixa de ser aquele “mysterium lunae” de que nos falavam os Santos Padres.

Torna-se cada vez mais autorreferencial, e se enfraquece a sua necessidade de ser missionária. De “Instituição” se transforma em “Obra”. Deixa de ser Esposa, para acabar sendo Administradora; de Servidora se transforma em “Controladora”. Aparecida quer uma Igreja Esposa, Mãe, Servidora, facilitadora da fé e não controladora da fé.


c) Em Aparecida, verificam-se de forma relevante duas categorias pastorais, que surgem da própria originalidade do Evangelho e nos podem também servir de orientação para avaliar o modo como vivemos eclesialmente o discipulado missionário: a proximidade e o encontro. Nenhuma das duas é nova, antes configuram a maneira como Deus se revelou na história. É o “Deus próximo” do seu povo, proximidade que chega ao máximo quando Ele encarna. É o Deus que sai ao encontro do seu povo. Na América Latina e no Caribe, existem pastorais “distantes”, pastorais disciplinares que privilegiam os princípios, as condutas, os procedimentos organizacionais... obviamente sem proximidade, sem ternura, nem carinho.

Ignora-se a "revolução da ternura", que provocou a encarnação do Verbo. Há pastorais posicionadas com tal dose de distância que são incapazes de conseguir o encontro: encontro com Jesus Cristo, encontro com os irmãos. Este tipo de pastoral pode, no máximo, prometer uma dimensão de proselitismo, mas nunca chegam a conseguir inserção nem pertença eclesial. A proximidade cria comunhão e pertença, dá lugar ao encontro. A proximidade toma forma de diálogo e cria uma cultura do encontro. Uma pedra de toque para aferir a proximidade e a capacidade de encontro de uma pastoral é a homilia. A pastoral é, em última instância, o exercício de maternidade da Igreja. Como são as nossas homilias? Estão próximas do exemplo de Nosso Senhor, que “falava como quem tem autoridade”, ou são meramente prescritivas, distantes, abstratas?


d)  Quem guia a pastoral, a Missão Continental (seja programática seja paradigmática), é o bispo. Ele deve guiar, que não é o mesmo que comandar. Além de assinalar as grandes figuras do episcopado latino-americano que todos nós conhecemos, gostaria de acrescentar aqui algumas linhas sobre o perfil do Bispo, que já disse aos Núncios na reunião que tivemos em Roma. Os bispos devem ser pastores, próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão: pacientes e misericordiosos. Homens que amem a pobreza, quer a pobreza interior como liberdade diante do Senhor, quer a pobreza exterior como simplicidade e austeridade de vida. Homens que não tenham “psicologia de príncipes”. Homens que não sejam ambiciosos e que sejam esposos de uma Igreja sem viver na expectativa de outra. Homens capazes de vigiar sobre o rebanho que lhes foi confiado e cuidando de tudo aquilo que o mantém unido: vigiar sobre o seu povo, atento a eventuais perigos que o ameacem, mas sobretudo para cuidar da esperança: que haja sol e luz nos corações. Homens capazes de sustentar com amor e paciência os passos de Deus em seu povo. E o lugar onde o bispo pode estar com o seu povo é triplo: ou à frente para indicar o caminho, ou no meio para mantê-lo unido e neutralizar as debandadas, ou então atrás para evitar que alguém se desgarre mas também, e fundamentalmente, porque o próprio rebanho tem o seu olfato para encontrar novos caminhos.


Não quero juntar mais detalhes sobre a pessoa do bispo, mas simplesmente acrescentar, incluindo-me a mim mesmo nesta afirmação, que estamos um pouco atrasados no que a Conversão Pastoral indica. Convém que nos ajudemos um pouco mais a dar os passos que o Senhor quer que cumpramos neste “hoje” da América Latina e do Caribe. E seria bom começar por aqui.


Agradeço-lhes a paciência de me ouvirem. Desculpem a desordem do discurso e lhes peço, por favor, para tomarmos a sério a nossa vocação de servidores do povo santo e fiel de Deus, porque é nisso que se exerce e mostra a autoridade: na capacidade de serviço. Muito obrigado!


 

sábado, 27 de julho de 2013

Anunciado nome do novo pároco de Touros

Padre Edvaldo Alexandre de Brito foi nomeado, pelo Arcebispo, Dom Jaime Veira Rocha, para a função de pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros. Atual administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, Padre Edvaldo sucederá, em Touros, o Padre Josenildo Bezerra. A posse, em Touros, acontecerá dia 17 de agosto.

Dom Jaime também anunciou o nome do Padre Antônio Luciano de Freitas para a função de vigário paroquial do Beato André de Soveral, de Emaús. Padre Luciano foi transferido da Arquidiocese de João Pessoa (PB).
Pe. Edvaldo Brito (foto: José Bezerra)
Pe. Luciano Freitas (foto: cedida)







quinta-feira, 25 de julho de 2013

Arquidiocese fará abertura da Semana Nacional da Família

Cartaz: Divulgação
O Setor Família, da Arquidiocese de Natal, fará a abertura da Semana Nacional da Família, a nível arquidiocesano, no dia 4 de agosto, às 8 horas, com uma vasta programação na Catedral Metropolitana. O evento terá início com a acolhida de todos seguimentos que trabalham com Família, na Arquidiocese de Natal. Para o Pe. Valdir Cândido, Coordenador do Setor Família, “este é um tempo de evangelização e
formação”.

Com o objetivo de fortalecer mais ainda o evento, o Pe. Rafael Fornasier, da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, proferirá a palestra sobre o tema central da Semana Nacional da Família: “A Transmissão e a Educação da Fé Cristã, na Família”. As atividades de abertura começarão às 8h e terminarão às 13h, com a Missa da Família, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Logo após a missa, haverá um momento de confraternização no estacionamento da Catedral.




Arcebispo dá novas funções a seis padres

Dom Jaime Vieira Rocha,
Arcebispo Metropolitano de Natal
O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou a transferência de seis padres para novas funções.
 

Padre Marcelo Cezarino deixa a Paróquia do Beato André de Soveral, de Emaús, e assumirá a Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal, com posse marcada para o dia 19 de agosto.
 

Padre Abelardo Freitas sai da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Maxaranguape, e assume, dia 8 de agosto, a Paróquia do Beato André de Soveral.
Padre Gutemberg Simplício deixa a Área Pastoral de Guamaré e assumirá a Paróquia de Maxaranguape, dia 10 de agosto.

 

Padre Flávio Bezerra, atualmente vigário paroquial de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, Natal, assumirá a Área Pastoral de Guamaré.
 

Padre Josenildo Bezerra foi transferido da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros, para a Paróquia de São Francisco de Assis, em Pedro Velho.
 

E o Padre Cláudio Carvalho sai de Pedro Velho e para ser o pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha.
 

Outros padres que foram transferidos anteriormente já têm datas marcadas para a posse. No Seminário de São Pedro, o novo reitor, Padre José Nazareno, e o vice, Padre Francisco Fernandes, assumirão as respectivas funções, dia 7 de agosto, às 19h30; Padre Fábio Pinheiro será empossado na Paróquia de João Câmara, dia 12, e o Padre Ajosenildo Nunes assumirá a Paróquia de Nísia Floresta, dia 13 de agosto.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Diário de Bordo - #ConnectNaJMJ - 2º dia


Primeiro lembra-se que tivemos uma noite de sono maravilhosa, a soma de cansaço, sono acumulado e alguns pulinhos no show da banda Amor e Adoração nos fizeram cair na cama “como uma pedra”.
Ao acordar, chega uma ótima proposta, conhecer outra cidade belíssima da região, Guaratinguetá, a terra do Frei Galvão, lugar onde o mesmo nasceu, viveu e morreu o primeiro santo genuinamente brasileiro.
A tal cidade respira santidade e o turismo religioso é uma fonte de renda para algumas famílias.
Muito tem a nos mostrar a vida do Frei Galvão, afinal quase toda a cidade foi construída em torno de sua casa e da igreja matriz. Como é impossível fugir deste roteiro e deixar de conhecer mais sobre sua obra e vida, visitamos sua casa, o convento e também a igreja matriz dedicada ao mesmo. Nossas palavras desapareceram diante da grandiosidade daquela obra e da riqueza emanada por aqueles tão belos detalhes.
Ao voltar a Cachoeira Paulista, almoçamos e nos preparamos para a missa da Misericórdia, lá tivemos o primeiro e grande encontro com estrangeiros, foram os cabo verdianos, que falando o nosso legitimo português nos mostraram um pouco da sua cultura e sua hospitalidade.
Fizemos grande amigos fora do Brasil, pois os mesmos não abriram mão de nossa companhia em todo o decorrer do dia, e por isso trocamos e-mails e recebemos muitos convites para irmos ao seu país.
Em nosso grupo hoje, o dia foi bastante intenso e proveitoso, foram vários momentos de oração comum a todos. Inclusive, colocando os nossos companheiros para rezar conosco a Coroa de Santa Rita de Cássia, rezada todo dia 22 em nossa paróquia, como também, agradecendo a Deus e a Santa Maria Madalena, elevando louvores pelos 30 anos da comunidade de Nova Natal. Este momento foi repleto de bênçãos e de muitos agradecimentos.

Resumo do dia: Não importa sua nacionalidade, cor ou raça, Deus se mostra de maneira única a todos!

#DicaConnect: Vale a pena conhecer a cidade de Guaratinguetá/SP, a terra de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

Por Cícero Silva, Connect Santa Luzia.



Diário de Bordo - #ConnectNaJMJ - 1º dia

Bom, o que falar desses dias?
Primeiro válido o comentário de que a viagem foi muito boa e que a cidade de São Paulo é uma maravilha vista a noite, suas luzes encantam aos visitantes de longe, nossa chegada a primeira descoberta, ver que em plena 6 horas da manhã ainda estava escuro em São Paulo, e que o sol demora bastante pra nascer e mais ainda pra “Esquentar”, como dizemos em Natal.
Poxa, que cidade grandiosa!
São Paulo das mil indústrias e das muitas rodovias. Partindo daí viemos direto para uma cidade que vive literalmente de muito louvor e adoração, a belíssima Cachoeira Paulista, a terra abençoada da mais ainda abençoada Comunidade Canção Nova.
Quanta gente já se encontrava por aqui, principalmente do nosso querido Nordeste, pra onde olhávamos eram os nordestinos se integrando com os vários peregrinos do mundo inteiro.
Cabo Verde, Paraguai, Suíça, EUA e várias outras nacionalidades estavam presentes neste evento que foi o acolhimento dos mesmos na então denominada Pré Jornada, e aqui no Brasil, Semana Missionária. Era impossível não perceber a unidade entre os povos a rezar e contemplar uma só canção, o Amor.
Depois de tudo isso, tivemos uma breve percepção do que é uma Jornada Mundial da Juventude, creio eu que isso foi apenas um estágio.



Que venha a JMJ Rio 2013... O Rio nos espera...
#DicaConnect: Quando tiver vontade e puder venha vivenciar este momento único que é conhecer a Comunidade Canção Nova, garanto-lhes, não irão se arrepender!

Por Cícero Silva, Connect Santa Luzia.


Fonte: Connect Santa Luzia 

Missa de envio encerra Semana Missionária na Arquidiocese de Natal

Cerca de 2 mil jovens participaram da missa de envio, no último sábado (20), que marcou o encerramento da Semana Missionária, na Arquidiocese de Natal. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. A programação aconteceu no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, durante todo o dia, com tendas temáticas, além da Feira das Expressões.

Durante a homilia, Dom Jaime lembrou aspectos de dificuldade que a juventude vive na atualidade, como crises familiares, drogas, desemprego, etc. "A JMJ se mostra como esse gás, esse renovar da esperança em tempos melhores. O Papa Francisco diz que os jovens são conclamados a serem apóstolos da fé. Que os jovens que participam da Jornada, possam sentir fortemente este chamado”, ressalta.

Para o padre Inácio Lopes, coordenador do setor juventude da Arquidiocese de Natal, esse momento demonstrou os frutos concretos da Jornada. “A Semana Missionária deixou, assim como a JMJ deixará, uma preocupação permanente com a Igreja, de evangelização da juventude”, frisa. Mais de mil jovens da Arquidiocese de Natal seguem para a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer no Rio de Janeiro, a partir desta terça-feira (23), até o domingo (28).

A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha


sábado, 20 de julho de 2013

Arcebispo decreta que padres façam vistoria nos imóveis

O Arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, publicou decreto, nesta sexta-feira, 19, ordenando que sejam feitas vistorias nas estruturas físicas dos imóveis, nas paróquias.

Veja, o decreto, na íntegra:





quinta-feira, 18 de julho de 2013

55° Aniversário da Rádio Rural de Natal

Cartaz: Divulgação
A Rádio Rural de Natal AM 1090 comemora seus 55 anos, momento histórico para radiodifusão, para a cultura e para evangelização no estado do Rio Grande do Norte.
Para comemorar e celebrar esse momento a Comunidade Canção Nova, administradora da Rádio Rural de Natal, promoverá uma Grande Festa de Aniversário e você é convidado a celebrar, juntamente com toda a Arquidiocese de Natal.
O evento acontecerá no Ginásio Sagrada Família, em Natal e terá início, no sábado, dia 03/08, com o MEGA SHOW de lançamento do “DVD Saudades de Ti” de Eliana Ribeiro, missionária da Comunidade Canção Nova, às 20h. Será maravilhoso! Muita musica e animação, momentos de nos colocarmos na presença de Deus e louvarmos pelo presente que é a Rádio Rural de Natal para cada um de nós!
E pensa que acabou? Não mesmo! Ainda tem muito mais… 
No domingo, dia 04/8, iniciaremos às 8h com o Kairós “Encontramos o Cristo” e teremos a presença do Padre Roger Luiz, Eliana Ribeiro e Thiago Tomé da Comunidade Canção Nova. 
Serão dias maravilhosos de Mega Show, louvor, palestras, adoração ao Santíssimo Sacramento, santa Missa e muita festa.
A Rádio Rural faz aniversário e quer comemorar com você que faz parte dessa festa, você que é o grande responsável por essa obra de Deus que com sua contribuição e colaboração faz com que a Providencia aconteça a cada dia e assim nos permiti com a sua ajuda a continuar essa grande e linda missão de Evangelizar através de cada programa, cada encontro.
Contamos com sua presença que fará esse dia festivo ficar mais lindo!

Você não pode ficar de fora dessa! 
Corra e garanta o seu ingresso que já estão a venda!
Maiores informações (84) 3201-1689 ou (84) 3201-1690

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Arcebispo anuncia nomeações


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou, nesta quarta-feira, 17, nomeações de padres para algumas funções, na Arquidiocese de Natal:


Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega – Reitor do Seminário de São Pedro
Pe. Francisco de Assis Fernandes Gomes – Vice-reitor do Seminário de São Pedro e vigário paroquial da Catedral
Pe. Ajosenildo Nunes – Paróquia de Nossa Senhora do Ó – Nísia Floresta
Pe. Fábio Pinheiro Bezerra – Paróquia  de Nossa Senhora Mãe dos Homens – João Câmara
Pe. João Maria do Nascimento  – Coordenação Arquidiocesana de Campanhas
Pe. Valdir Cândido de Morais - Ecônomo da Arquidiocese
Pe. César Luiz Lima de Morais - Diretor espiritual do Curso de Filosofia, do Seminário de São Pedro
Pe. Valtair Lira Lucas - Diretor espiritual do Curso de Teologia, do Seminário de São Pedro

Inscrição promocional para o 8º Muticom encerra dia 31

Logomarca: Divulgação
8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizado no período de 27 de outubro a 01 de novembro, em Natal (RN) e terá como tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”


O prazo da taxa promocional para o 1º lote de inscrições do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) encerra no dia 31 de julho. Até esta data, o valor da inscrição será R$ 100. Após este período, o valor passará para R$ 130, encerrando no dia 10 de outubro. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever por meio do site do encontro, que é www.muticom.com.br e gerar o boleto para pagamento.

O Muticom vai ser sediado em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro, com o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. A programação vai contar com a realização de conferências, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros, além de Grupos de Trabalho, novidade para esta edição, que vai possibilitar a apresentação de experiências exitosas no campo da comunicação. O encontro também vai contar com uma programação cultural, focando os artistas locais, bem como, o funcionamento de uma feira de comunicação.

O evento é voltado para comunicadores populares, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da pastoral da comunicação e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade.

O 8º Muticom é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Natal e Signis Brasil, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.

 
Fonte: Pascom - Arquidiocese de Natal


Semana Missionária será encerrada em Uruaçu

Cartaz: Encerramento da Semana Missionária na Arquidiocese de Natal
 
Várias paróquias da Arquidiocese de Natal realizam Semana Missionária, no período de 16 a 20 deste mês. A atividade antecede a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28.

No próximo dia 20, caravanas das paróquias se dirigirão até o Monumento dos Mártires, na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, para o encerramento da Semana Missionária. Lá, a programação começará às 9 horas, com um momento de oração. Logo após, serão oferecidas seis tendas temáticas, simultaneamente. Nas tendas haverá reflexão sobre o serviço da caridade, assessoria e acompanhamento de grupos de jovens, campanha contra a violência e extermínio dos jovens, redução da maioridade penal, drogas e Youcat - o catecismo jovem. Paralelo às tendas, haverá a 'Feira das Expressões'. "Cada pastoral, movimento e expressão jovem vai expor o trabalho que realiza", explica o coordenador do Setor Juventude, Padre Inácio Lopes. Às 15 horas, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, terá show com Isaque Galvão.


A Semana Missionária acontece em todas as dioceses do Brasil. Em algumas dioceses, especialmente as que estão no estado do Rio de Janeiro e em estados vizinhos, as atividades contarão com a participação de jovens peregrinos de outros países.






Natal sediará "Nordestão de Presbíteros"

Cartaz: Divulgação
Padres de toda a Região Nordeste estarão em Natal, no período de 26 a 29 de agosto. Eles participarão do Encontro "Nordestão de Presbíteros", que será realizado na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales. Os padres que irão participar do Encontro devem efetuar o depósito, no valor de R$ 230,00, correspondente à taxa de inscrição, na conta bancária da Caixa Econômica Federal, Agência 0035, Operação 003, Conta Corrente 7279-1. Efetuado o depósito, o comprovante deve ser enviado para o e-mail adelson.stoantonio@gmail.com.
O tema do Encontro será: "O Vaticano 2 e o Presbítero do Nordeste, testemunho de fé, esperança e caridade. 
Confira a programação do Nordestão de Presbíteros:
26/08/2013 - segunda-feira
16h – Acolhida

18h – Jantar
19:30 – Celebração de abertura
20:30 – Encaminhamento e informações

27/08/2013 - Terça-feira
Café da manhã no lugar da Hospedagem

7:30 – Missa de abertura presidida por Dom Jaime Vieira Rocha
9:30 – Simpósio
10:30 – Lanche 
11h – Simpósio
11:45 – Livre 
12h – Almoço
14h – Retorno
14h – Oração da tarde
14:30 – Primeira conferencia
13:50 – Lanche
16:20 – Perguntas
17:30 – Livre
18h – Jantar
19:30 – Reunião por Regional

28/08/2 013 - quarta-feira
Café da manhã no lugar da Hospedagem

08h – Oração da manhã
O9h – Segunda conferencia
10:30 – Lanche
11h – Terceira conferencia
12h – Almoço
14h – Retorno
14h – Oração da tarde
14:30 – Conferencia trabalho em grupo
16h – Lanche
16:30 – Perguntas
17:30 – Livre
19:30 – Missa em Neópolis
20:30 – Jantar de Confraternização

29/08/2013 - quinta-feira
Café da manhã no lugar da Hospedagem

7:30 – Saída aos Mártires de Uruaçú
O9h – Mártires de Cunhaú
12h – Almoço em Barra de Cunhaú
14:30 – Retorno
16h – Encerramento do Encontro 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Nova Natal festeja Santa Maria Madalena

Cartaz: Divulgação
A partir deste sábado, 13 de julho, acontece a festa da padroeira SANTA MARIA MADALENA, em Nova Natal. Os festejos ocorrerão até o dia 22 de julho (segunda-feira). Trazendo o tema: "Em 30 anos de comunidade aprendamos, pelo testemunho de Santa Maria Madalena, a ver, a cada dia, o Ressuscitado." 

Programação Religiosa/Devocional:
No dia 13.07 (sábado) na abertura dos festejos, acontecerá Santa Missa Devocional a Santa Luzia, e envio dos jovens missionários que vão ao Rio de Janeiro vivenciar a JMJ. Novenário e Missa, sempre as 19h30, exceto nos domingos 14.07 e 21.07 que ocorrerá as 19h. Todos os dias haverá Reza do Terço da Misericórdia, as 15h.
Haverá também, Celebração de Batizados, no domingo, dia 21.07, as 10h30. E, na segunda-feira (22.07), o encerramento se dará com a procissão pelas ruas da comunidade a partir das 18h30 e logo em seguida a missa solene de Santa Maria Madalena c/ a devoção e reza da Coroa de Santa Rita de Cássia.
>Obs.: As missas que acontecem aos domingos as 09h acontecerão normalmente.

Programação Sócio-Cultural: haverá barracas com comidas típicas, Bazar, Artigos Religiosos, Atrações Culturais, e muito mais!!!

  • 13.07 (sábado) - Tema "JMJ - Jornada Mundial da Juventude"
    Animação com Banda Isaías 12;
  • 14.07 (domingo) - Tema: "Luiz Gonzaga - Festa da Colheita"
    Animação com "E Tome Xote" c/ Wellison Azevedo;
  • 20.07 (sábado) - Jantar de Confraternização
    Show com Pe. Humberto Negreiros;
  • 21.07 (domingo) - Banda do Laerton;
  • 22.07 (segunda-feira) - Coreografias e encenações sobre Santa Maria Madalena.

Maiores informações: (0**84) 3615-2885 / 8865-4577

quarta-feira, 10 de julho de 2013

MANIFESTO DE ESCLARECIMENTO

Queridos paroquianos e demais visitantes deste blog, querido povo de Deus, apresento neste manifesto meu absoluto repúdio ao uso indevido de meu nome em um email cujo autor não coloca seu próprio nome, sabe-se lá por qual motivo. 
Agradecendo sua compreensão e confiança, 
Pe. Humberto Luiz de Negreiros (O VERDADEIRO)


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Encontro de Namorados 2013 - Fotos

No último dia 09 de junho, a Pastoral Familiar da Paróquia de Santa Luzia realizou o Encontro de Namorados. Com o objetivo de ajudar os jovens a se enquadrar seus namoros nos princípios cristãos, através de palestras, dinâmicas, e músicas populares que falam de amor. Estiveram presentes 16 casais, com faixa etária de 15 a 25 anos.
A atividade contou com a presença de agentes de pastoral da Paróquia de São Miguel Arcanjo de São Miguel do Gostoso/RN, do VII Zonal de nossa Arquidiocese, dentre elas a Maria Lucivania Menezes Silva, "fazer parte desse encontro vai ajudar-nos a acrescentar na formação da equipe para casais de namorados e noivos de nossa paróquia", disse.
A jovem Tamires Arruda da Paróquia de São João Bosco - Gramoré, conduziu a palestra "Ficar ou Namorar" apresentando o quão é importante o Namoro, o uso da mulher como objeto, como algo descartável, e mostrando que o  Namoro é o alicerce para o sacramento do Matrimônio. 
Para os presentes, o que mais chamou a atenção, ainda considerado um tabu, foi a palestra sobre sexualidade.
"Este encontro superou nossas expectativas, pois mesmo com a chuva, estes jovens compareceram e puderam se aprofundar um pouco mais no que a nossa igreja orienta para os casais de namorados", disse Nunes e Célia, coordenadores paroquiais da Pastoral Familiar. E disse também, "ainda este ano haverá um encontro também abordando sobre o tema do namoro, sendo que dessa vez, abrangendo aqueles que não estão namorando, será dia 27 de outubro, aguardem maiores informações.

Vejam as fotos, cobertura feita pelo Connect Santa Luzia



Coroação e Consagração a Nossa Senhora

Na sexta-feira, dia 31 de maio, toda a paróquia se concentrou na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na comunidade José Sarney/Santarém, para o encerramento do mês mariano. Na ocasião, mais de 30 pessoas, entre jovens e adultos, homens e mulheres, consagraram-se a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Montfort, que se prepararam durante quase 2 meses sob orientação de missionários da Comunidade Servos de Maria do Sagrado Coração de Jesus.


Vejam as fotos, cobertura feita pelo Connect Santa Luzia

Solenidade de Corpus Christi 2013

No último dia 30 de maio, desde as 15h os fiéis lotavam a Igreja de São José Operário em Cidade Praia para o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Os presentes entoavam cantos e louvores a Jesus Eucarístico. Por volta das 16h, iniciou-se a Procissão Eucarística pelas ruas da comunidade, dirigindo-se a Igreja Matriz no Loteamento Boa Esperança. A procissão contou com o apoio dos Homens do Terço ajudando no trânsito pelas vias da comunidade. Houve uma parada e bênção na Casa de Idosos Jesus Misericordioso. Ao chegar na Matriz, deu-se início a Santa Missa que foi presidida pelo pároco Pe. Humberto Negreiros.

Vejam as fotos, cobertura feita pelo Connect Santa Luzia.

CONTEXTUALIZANDO
A expressão Corpus Christi de origem latina, significa Corpo de Cristo. É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Fonte: Sites de Pesquisa da Internet

terça-feira, 2 de julho de 2013

Padres da Arquidiocese de Natal fazem retiro espiritual

Padres da Arquidiocese de Natal, acompanhados do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, participam de retiro espiritual, desde o dia de ontem e segue até a sexta-feira dia 05, no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza/CE. O pregador é o bispo emérito de Floriano/PI, Dom Augusto Alves.
O retiro espiritual é uma obrigatoriedade anual para bispos, padres e diáconos, conforme o Código de Direito Canônico.


A Paróquia de Santa Luzia fará um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, nesta terça-feira, 02.07, as 19h, na Igreja Matriz, rezando pelo nosso pároco, Pe. Humberto Negreiros, e também por todo o clero Arquidiocesano, para que voltem do retiro com um espírito de serviço ao povo de Deus, revigorados na vocação e no ministério do sacerdócio, e fortalecidos espiritualmente.
 

Tenham todos o bom e santo retiro!