> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Festa de Nossa Senhora do Rosário 2012

Neste ano jubilar, a paróquia não para. É chegado o momento de mais uma festa. Nesta sexta-feira, 28/09 e se estendendo até o dia 07/10, a 19ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira das comunidades José Sarney e Lot. Santarém. Com o tema: "Imitando o exemplo de Maria, seremos Evangelho vivo no ano jubilar". A abertura da festa se dará as 18h00 com a reza do santo terço, as 19h00 o hasteamento das bandeiras e em seguida o início do novenário. Todos os dias acontecerá a reza do Santo Ofício às 12h00, a reza do santo terço às 18h00, e celebrações da Santa Missa às 19h30. Os festejos contarão também com: no domingo (30/10), as 10h30, acontecerá os batizados; na quinta-feira (04/10), Missa com Oração por Cura e Libertação, presidida pelo Pároco, Pe. Humberto Luiz de Negreiros. E no seu encerramento, as 6h00 acontecerá a procissão pelas ruas da comunidade e ao retornar para a Igreja será celebrada a Missa Solene de Nossa Senhora do Rosário, e a descida das bandeiras.

Programação Social: Sexta-feira (28/09) - Geraldino e Ronaldo Marques -"Os Parceiros do Arrocha"; Sábado (29/09) - Isaías 12; Domingo (30/09) - Janta de Confraternização - José Antônio (part. Pe. Humberto Negreiros); Segunda-feira (01/10) - Apresentação Cultural; Terça-feira (02/10) - Fátima Santos; Quarta-feira (03/10) - Apresentação Cultural; Quinta-feira (04/10) - Grupo da Melhor Idade; Sexta-feira (05/10) - Banda Séculos; Sábado (06/10) - Forró Terapia, Coroação da Rainha da Festa, Resultado final da Gincana.

Todos os dias haverá barracas com comidas típicas, bazar, pescaria. E no encerramento haverá a coroação da Rainha da festa e resultado final a gincana. Contamos com a presença de todos!


Nossa Senhora do Rosário - 07 de outubro
Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.


A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.


Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão:
"Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições. 

Arcebispo visita Hospital Walfredo Gurgel

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, acompanhado dos Padres João Batista Rocha e João Maria do Nascimento, fez visita ao Hospital Walfredo Gurgel, no final da manhã de ontem, terça-feira, 25 de setembro, para conhecer, in loco, a realidade do atendimento e das condições de trabalho naquela casa de saúde. Foi recebido pela Diretora, Fátima Pinheiro, que mostrou ao Arcebispo a situação precária de atendimento, na unidade de emergência. A constatação é estarrecedora: macas nos corredores, com pacientes a espera de procedimento médico, UTIs e enfermarias lotadas. “Há pacientes que estão nos corredores há vários dias, a espera de uma vaga para fazer o procedimento médico”, afirmaram médicos do Hospital. Dom Jaime, ao falar com médicos e com a Diretora, Fátima Pinheiro, se solidarizou com eles e com os pacientes. No final, deu uma bênção aos médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes, rogando a Deus por todos – médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes.

Sinal de Esperança
Em meio a tanto sofrimento e desespero, um sinal de esperança é visto dentro do Walfredo Gurgel: o trabalho da professora Maria de Fátima, dando aulas às crianças que passam dias internadas em tratamento médico, para que não percam o ano escolar. “Eu peço o currículo da Escola da criança e dou aulas para que não se atrasem na Escola, ao retornarem para casa”, disse a professora. Orgulhosa do trabalho que realiza, levou Dom Jaime e os dois padres para conhecerem a sala e o material didático que utiliza. Recebeu os parabéns de todos.



Confimado! Natal sediará lançamento nacional da CF 2013

A programação de lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, cuja temática será juventude, está definida. O planejamento da programação foi feito durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 19, na sala do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na capital potiguar. A reunião contou com a presença do assessor para Campanhas, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Padre Luiz Carlos Dias; do assessor da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Padre Carlos Sávio Ribeiro; do bispo referencial para a juventude, no Regional Nordeste 2, Dom Bernardino Marchió; do bispo referencial para Campanhas, no NE2, Dom Francisco Lucena; do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha;  das coordenações de Campanhas, na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó (RN) e de Mossoró (RN), e da coordenação arquidiocesana do Setor Juventude.

Ao abrir a reunião, Dom Jaime demonstrou satisfação, em nome da Arquidiocese de Natal, em sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que iniciou na Arquidiocese de Natal. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.


O assessor da CNBB, Padre Luiz Carlos, lembrou que CF 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da Campanha, em 2013, em Natal (RN), foi do Conselho Episcopal Pastoral – CONSEP, da CNBB. Natal foi escolhida em virtude da comemoração dos 50 anos de história da Campanha da Fraternidade.


A programação de lançamento, definida durante a reunião realizada nesta quarta-feira, em Natal, prevê uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha teve início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro;  ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, acontecerá uma solenidade oficial de lançamento, e, às 20 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, seguida de um show.


Segundo o Padre Luiz Carlos, antes, no dia 13, quarta-feira de cinzas, em Brasília, a presidência da CNBB receberá a imprensa, em entrevista coletiva.

Origem da CF
A primeira Campanha foi realizada na Arquidiocese de Natal, no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer  uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da Arquidiocese.  A comunidade rural Timbó, no município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.

O lançamento foi feito oficialmente numa entrevista do Administrador Apostólico da Arquidiocese às Rádios Rural de Natal e Poty. Dizia, então, Dom Eugênio: “Não vai lhe ser pedida uma esmola, mas uma coisa que lhe custe; não se aceitará uma contribuição como favor, mas se espera uma característica do cumprimento do dever; um dever elementar do cristão. Aqui está lançada a Campanha em favor da grande coleta do dia 8 de abril, primeiro domingo da Paixão”.


A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em 1964, a CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Show com Pe. Zezinho é cancelado

O show com o cantor católico Padre Zezinho, marcado para o próximo domingo, 23, em Natal, foi cancelado. O motivo do cancelamento é que o padre foi acometido de uma estafa, em alto grau, está internado e, por recomendação médica, não poderá vir a Natal, realizar o show.

O evento tinha caráter beneficente. A renda seria destinada às obras de construção do Mosteiro das Irmãs Carmelitas Descalças, em Emaús. As monjas chegaram à Arquidiocese de Natal há pouco mais de dois anos e, desde então, residem em mosteiro provisório, situado também no bairro de Emaús.


A Arquidiocese de Natal apela para que as pessoas que compraram o ingresso do show, antecipadamente, doem o valor para a construção do Mosteiro. “Padre Zezinho não cobrou cachê para vir se apresentar, em Natal, uma vez que o dinheiro arrecadado com o show seria para as obras do Monteiro das Irmãs Carmelitas. Por isso, fazemos um apelo às pessoas que já haviam adquirido o ingresso, para que não queiram o dinheiro de volta, pois ele será doado às monjas e será empregado na construção da sede própria do Carmelo”, diz Monsenhor Lucas Batista, um dos organizadores do show.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nordelândia celebra festa do Padroeiro

Se aproxima mais uma festa de São Francisco, padroeiro da comunidade Nordelândia, nossa comunidade irmã mais nova da Paróquia. Desde o ano de 2010 celebramos o padroeiro no período da festividade das Chagas (Estigmas) de São Francisco. Haverá um tríduo em comemoração nos dias 20, 21 e 22. E no domingo, 23, haverá a procissão e missa solene. Com a graça de Deus já existe um salão para reuniões, onde acontece comumente as celebrações todos os sábados as 16h30, um cruzeiro que inclusive está revestido e iluminado. E após a realização do Festival de Prêmios "De Mãos Unidas" iniciou-se a construção do muro. Agora é enfrentar todos os obstáculos para juntos iniciarmos de fato a construção do templo dedicado ao nosso santo padroeiro. A festa deste ano traz como tema: "Neste ano jubilar, com o pobre de Assis, adoremos o Senhor"
Abaixo segue a programação:

Quinta-feira, dia 20, sub-tema: "Tua Fé te Salvou" - Celebração da Santa Missa as 19h30, presença de todas as pastorais da Paróquia;
Parte Social: José Antônio Canta & Encanta

Sexta-feira, dia 21, sub-tema: "Quero a misericórdia e não os sacrifícios" - Celebração da Santa Missa as 19h30 - Noiteiros: comunidades N. Senhora do Rosário (José Sarney/Santarém) e Santa Maria Madalena (Nova Natal);
Parte Social: Fátima Santos

Sábado, dia 22, sub-tema: "Os que ouvem e conservam a palavra dão fruto de perseverança" - Procissão e terço luminoso a partir das 18h, saída da Igreja Matriz. Noiteiros: comunidades de São José Operário (Cidade Praia) e Matriz de Santa Luzia (Boa Esperança). Celebração da Santa Missa as 19h30. 
Parte Social: Jantar de Confraternização, senhas ao valor de R$ 5,00 (cinco reais).
Show c/ Isaías 12.

Domingo, dia 23, a partir das 16h30 Procissão pelas ruas da comunidade, e em seguida a Missa Solene de encerramento, presidida por Pe. Humberto Luiz de Negreiros. 
Logo após a missa haverá apresentação do Auto de São Francisco.

Todos os dias haverá barracas, artigos religiosos, bazar, pescaria, e muito mais!


CNBB planeja lançamento Nacional da CF 2013 em Natal

Uma equipe da Coordenação Nacional da Campanha da Fraternidade virá a Natal, dia 19 de setembro. Na próxima quarta-feira, às 9 horas, o grupo, tendo à frente o assessor da CF, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Padre Luiz Carlos Dias, se reunirá com o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e a coordenação arquidiocesana de Campanhas. Esta reunião também contará com a participação do bispo referencial de Campanhas, no Regional Nordeste 2, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.

"A finalidade da reunião é começar a planejar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, em nível nacional. A CNBB pretende lançar a CF 2013, em Natal", adianta Táfnes Nóbrega, da Equipe de Campanhas, na Arquidiocese de Natal. Segundo ela, o lançamento da CF, em nível nacional, na capital potiguar, faz parte das comemorações dos 50 anos de história da Campanha. A Campanha da Fraternidade surgiu em Natal, mais precisamente na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, por iniciativa do então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Eugênio de Araújo Sales.

Em 2013, a CF terá como tema: "Fraternidade e Juventude" e como lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6, 8).

Fonte: Arquidiocese de Natal
 

Pe. Zezinho faz show em favor de Mosteiro

A Arquidiocese de Natal promoverá um show com o Pe. Zezinho, dia 23 deste mês, às 16 horas, no antigo estádio de futebol Juvenal Lamartine, com o tema: “Melhores Filhos, Melhores Pais”. A senha custará R$ 20,00. Estarão à venda nas paróquias da Arquidiocese de Natal e nas livrarias Paulinas e Paulus, de Natal.
A renda será toda doada para as obras do Mosteiro Nossa Senhora do Sorriso, das Carmelitas
Descalças. Atualmente, o Mosteiro está em fase de construção, nas proximidades do cemitério Morada da Paz, ao lado da BR 101.
As irmãs estão numa sede provisória, numa casa no terreno da Casa do Clero, em Emaús, desde que foi constituído o Mosteiro, com o nome de Nossa Senhora do Sorriso, pelo então arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo. Com o show, o Pe. Zezinho cumpre uma promessa que fez, no ano passado, quando esteve em Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal