> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Festa de Nossa Senhora do Rosário 2012

Neste ano jubilar, a paróquia não para. É chegado o momento de mais uma festa. Nesta sexta-feira, 28/09 e se estendendo até o dia 07/10, a 19ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira das comunidades José Sarney e Lot. Santarém. Com o tema: "Imitando o exemplo de Maria, seremos Evangelho vivo no ano jubilar". A abertura da festa se dará as 18h00 com a reza do santo terço, as 19h00 o hasteamento das bandeiras e em seguida o início do novenário. Todos os dias acontecerá a reza do Santo Ofício às 12h00, a reza do santo terço às 18h00, e celebrações da Santa Missa às 19h30. Os festejos contarão também com: no domingo (30/10), as 10h30, acontecerá os batizados; na quinta-feira (04/10), Missa com Oração por Cura e Libertação, presidida pelo Pároco, Pe. Humberto Luiz de Negreiros. E no seu encerramento, as 6h00 acontecerá a procissão pelas ruas da comunidade e ao retornar para a Igreja será celebrada a Missa Solene de Nossa Senhora do Rosário, e a descida das bandeiras.

Programação Social: Sexta-feira (28/09) - Geraldino e Ronaldo Marques -"Os Parceiros do Arrocha"; Sábado (29/09) - Isaías 12; Domingo (30/09) - Janta de Confraternização - José Antônio (part. Pe. Humberto Negreiros); Segunda-feira (01/10) - Apresentação Cultural; Terça-feira (02/10) - Fátima Santos; Quarta-feira (03/10) - Apresentação Cultural; Quinta-feira (04/10) - Grupo da Melhor Idade; Sexta-feira (05/10) - Banda Séculos; Sábado (06/10) - Forró Terapia, Coroação da Rainha da Festa, Resultado final da Gincana.

Todos os dias haverá barracas com comidas típicas, bazar, pescaria. E no encerramento haverá a coroação da Rainha da festa e resultado final a gincana. Contamos com a presença de todos!


Nossa Senhora do Rosário - 07 de outubro
Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.


A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.


Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão:
"Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário