> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dom Jaime começa a moldar o "rosto" do seu Pastoreio

O sexto Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, assumiu o pastoreio há pouco mais de cinco meses, em 26 de fevereiro de 2012. Desde então, iniciou o trabalho de composição da equipe de colaboradores que o ajudarão na condução da Arquidiocese.
A escolha de nomes para a equipe implica em mudanças nas funções ocupadas pelos padres, nas paróquias. “Essas mudanças são normais, em todo começo de trabalho”, afirma Dom Jaime. Ele acredita que até o final do primeiro ano de pastoreio possa ter concluído a formação da equipe de auxiliares. Com as nomeações, o Arcebispo, aos poucos, vai moldando o “rosto” do seu pastoreio, na Igreja Arquidiocesana de Natal.

NOVAS MUDANÇAS
Antes de viajar para o retiro do clero, na segunda-feira, 16 de julho, Dom Jaime fez 15 nomeações. Dessas, duas sofreram mudanças, após os contatos com o clero, durante o retiro, realizado em Fortaleza-CE.  


As que permanecem, são: Pe. Francisco de Assis Inácio sai da paróquia de Taipu e Poço Branco e assume a paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz; Pe. Helenildo Marques de Morais deixa a função de Vigário Paroquial da Catedral e assume a paróquia de Taipu e Poço Branco; Pe. Orcenival Maria de Oliveira deixa a função de vigário paroquial de Goianinha e assume a paróquia de Santana, do Soledade 2, zona norte de Natal; Pe. Luiz Paulo da Silva deixa a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes e assume a mesma função em Goianinha e de responsável pela Área Pastoral a ser criada em Tibau do Sul; Pe. Raimundo Renato da Rocha Ciríaco deixa a paróquia de Arez e assume a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim; Pe. Rogério Ferreira Barros deixa a paróquia de Pedro Avelino e assume a função de vigário paroquial, em Ceará-Mirim; Pe. Cidinei Frimino da Silva deixa a função de vigário paroquial de Ceará-Mirim e assume a mesma função, na paróquia de Macaíba; Pe. Antônio José do Vale, pároco de Afonso Bezerra, acumulará, provisoriamente, a função de administrador paroquial de Pedro Avelino; Pe. Valberto Messias da Cruz deixa a paróquia de Pendências e assume a função de pároco de São Gonçalo do Amarante; Pe. Jailton da Silva Soares deixa a função de Diretor Espiritual do Seminário de São Pedro e assume a de pároco de São João Batista, de Pendências; Pe. Manoel Henrique de Paiva, além de vigário paroquial de Parnamirim, assume também a função de responsável pela futura Área Pastoral de Cidade das Nações, também em Parnamirim; Pe. Newton de Oliveira, responsável pelo Propedêutico do Seminário de São Pedro, também assume as funções de Diretor Espiritual do Seminário e capelão da Escola Nossa Senhora de Fátima; e Pe. Paulo Henrique da Silva sai da paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, e assume a capelania do Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, em Natal. 

Após os contatos durante o retiro do clero, Dom Jaime fez novas mudanças: Pe. Joaquim Ataíde de Araújo, que saíra da paróquia de Santana, no Soledade, para assumir a paróquia de Arez, assumirá a função de pároco de Santa Clara, no Vale do Pitimbu; Pe. Valdir Cândido de Morais, recém chegado de Roma, onde fez mestrado na área da Família, assumirá a função de pároco da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. Pe. Aerton Sales da Cunha, até agora pároco da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, assumirá a função de pároco de São João Batista, de Arez. Além da Catedral, o Pe. Valdir Cândido também assumirá a função de coordenador da Comissão Arquidiocesana da Família.

Também ficou definido que o Pe. Francisco Fernandes assume a função de Vigário paroquial da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, nos meses de agosto e setembro. Atualmente, ele faz mestrado em Roma e está de férias em Natal, nestes dois meses.

Para o Pe. Valdir, assumir a Catedral “é um sinal de confiança da parte do bispo para comigo”. Ele afirmou que sabe da responsabilidade que é assumir a Catedral, tendo em vista o dinamismo do seu antecessor, Pe. Aerton Sales da Cunha. “Quero dar continuidade a esse trabalho. Tenho sentimento da responsabilidade e, ao mesmo tempo, de confiança nos que estão envolvidos com o trabalho, para cuidar bem da Igreja Mãe da Diocese, da Igreja do Bispo Diocesano”, afirmou Pe. Valdir.


Sobre esta última mudança, Dom Jaime explicou: “durante o retiro, o Pe. Aerton conversou comigo e disse que recebeu recomendações médicas no sentido de reduzir as atividades e me pediu para sair da Catedral e ir para uma paróquia menor, de preferência no interior”. Diante do fato, o Arcebispo convidou o Pe. Valdir a assumir a Paróquia da Catedral. “O Pe. Joaquim Ataíde, que iria para Arez, assumirá a função de pároco de Santa Clara, no Pitimbu”, informa o Arcebispo.


Para Dom Jaime, todas estas mudanças ocorrem dentro do ritmo normal do pastoreio, na Arquidiocese. “Esta fase das nomeações mexe com as funções, nas paróquias. E o retiro do clero é ocasião que favorece os contatos do bispo com os padres e atendimento às demandas naturais, nesta fase das nomeações”, explica o Arcebispo.


CALENDÁRIO DAS POSSES
O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, definiu as datas de posses dos párocos e administradores paroquiais e de apresentação dos vigários paroquiais:
. 05/08 - chegada do Pe. Rogério Barros, em Ceará-Mirim;
- chegada do Pe. Cidinei Firmino, em Macaíba;
- posse do Pe. Valdir Cândido e apresentação do Pe. Francisco Fernandes, na Paróquia da Catedral;
. 06/08 - posse do Pe. Assis Inácio, em Nova Cruz;
. 09/08 - posse do Pe. Helenildo Marques, em Taipu;
. 14/08 - posse do Pe. Orcenival Oliveira e apresentação do Pe. André Martins, na Paróquia de Santana, no Soledade 2, Natal;
. 16/08 - posse do Pe. Joaquim Ataíde, na Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, Natal;
. 17/08 - posse do Pe. Luiz Paulo da Silva e criação da Área Pastoral de Tibau do Sul;
. 30/08 - posse do Pe. Valberto Messias, em São Gonçalo do Amarante;
. 12/09 - posse do Pe. Jailton Soares, em Pendências;
. 14/09 - posse do Pe. Aerton Sales, em Arez;
. 15/09 - chegada do Pe. Renato da Rocha, em Parnamirim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário