> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Missa de Finados 2012

Neste dia 02 de novembro (sexta-feira), celebraremos a Missa dos Fiéis Defuntos, veja os horários de missa em nossa paróquia:
07h00 - Igreja de N. Sra. do Rosário - José Sarney/Santarém
09h00 - Igreja de São José Operário - Cidade Praia
17h00 - Igreja de Santa Maria Madalena - Nova Natal
19h00 - Igreja Matriz de Santa Luzia - Boa Esperança


UM POUCO DE HISTÓRIA
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

Igreja celebra memória litúrgica de João Paulo II

A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira, 22, pela segunda vez, a memória litúrgica de João Paulo II (1920-2005). O Papa polaco foi beatificado em maio de 2011 pelo seu sucessor, Papa Bento XVI, no Vaticano.

A data assinala o dia de início do pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa.

Na habitual resenha biográfica que é apresentada no calendário dos santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.

“Entre os muitos frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico para a Igreja latina e oriental”, lê-se no documento.

Aos fiéis, é proposta ainda uma passagem da homilia de João Paulo II no início do seu pontificado, precisamente em 22 de outubro de 1978, na qual afirmou: ‘Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!’.

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa em 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polônia), em 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, em 2 de abril de 2005.

Entre os seus principais documentos, estão 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.

O Papa polaco foi proclamado beato no dia 1º de maio do ano passado, na Praça São Pedro, no Vaticano, em uma cerimônia que contou com a participação de cerca de um milhão de pessoas, encerrando a penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica.

De acordo com o direito canônico, para a canonização é necessário um novo milagre atribuível à intercessão do Beato João Paulo II a partir desse dia.

Segundo o postulador da causa de canonização, padre Slawomir Oder, têm chegado a Roma testemunhos muito significativos e “pequenos milagres” que se encontram em estudo.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

I Congresso Eucarístico Paroquial


Dentro das festividades e celebrações ao júbilo do 1º decênio de criação da Paróquia, realizaremos para a maior glória de Deus, o I Congresso Eucarístico Paroquial, trazendo o tema: "Eis o Pão que os Anjos comem" e o lema: "Eu sou o Pão vivo que desceu do céu" (Lc 6, 51). A atividade acontecerá no período de 18 a 21 de outubro. Contará com celebrações litúrgicas, pregação sobre a Sagrada Eucaristia, Confissões, Caminhada, Adoração ao Santíssimo Sacramento, ExpoLuzia, Procissão Eucarística e muito mais.

Veja a programação detalhada:
18.10 (quinta-feira) Comunidade Cidade Praia
15h ás 18h30 – Adoração ao Santíssimo
19h30 – Missa Solene de abertura
Importância da Eucaristia na vida paroquial

19.10 (sexta-feira) Comun. J. Sarney/Santarém
Confissões  das 9h as 11h e das 15h as 17h30 na Ig. Matriz de Santa Luzia
15h as 18h30 - Adoração ao Santíssimo
19h30 - Missa

20.10 (sábado) Comunidade Nova Natal
9h as 11h – Confissões
16h- Caminhada (concentração na Av. Ciranda)
17h – Missa
18h30 – Expo Luzia (apresentações de trabalhos pastoral e histórico das comunidades)
Animação – Grupos da paróquia
Haverá show artistico e barracas.

21.10 (Domingo) Comunidades Boa Esperança, Nordelândia e Setor Sta. Rita
06h30 – Concentração na Ig. Matriz e Caminhada Fraterna até Nordelândia
07h – Santa Missa (Nordelândia)
08h – Café da manhã partilhado
16h – Procissão Eucarística (concentração Setor Sta. Rita, para a Matriz)
17h – Solenidade de Encerramento do Congresso e Envio dos Missionários