> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

terça-feira, 2 de março de 2010

10 anos da Beatificação dos Protomártires do Brasil

A Arquidiocese de Natal celebra 10 anos da Beatificação dos Protomártires do Brasil (Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira e seus companheiros). Acontecerá uma Romaria Arquidiocesana dos Mártires, para a comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. Será dia 7 de março (domingo) e sairá dos santuários e das regiões da Arquidiocese centenária de Natal.

Os fiéis da Região Pastoral Urbana, formada pelas paróquias de Natal e da grande Natal, se concentrarão no Santuário dos Mártires e na Catedral Metropolitana, de onde seguem para Uruaçu, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. Os fiéis da Região Agreste conduzirão a imagem de Nossa Senhora das Candeias, partindo do Santuário Chama de Amor, localizado na comunidade Cunhaú, no município de Canguaretama. Nas Regiões Trairi e Potengi, os fiéis se concentrarão no Santuário de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz. De lá, partirão para Uruaçu, com a imagem de Santa Rita. Os que residem nas Regiões Cabugi e Sertão Central deverão ir para Santana do Matos e, de lá, seguem para Uruaçu, conduzindo a imagem de Santana. E, os fiéis das Regiões Salineira e Mato Grande se concentrarão na cidade de Ceará-Mirim, de onde partem, com a imagem do Bom Jesus dos Navegantes.
As caravanas se reunirão na Praça dos Mártires, na Vila de Uruaçu. De lá, sairão em caminhada, animada por trios elétricos, com destino ao Monumento. A romaria culminará com a celebração eucarística, às 17 horas, no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Em preparação à grande romaria, as paróquias farão celebrações, nos dias 4, 5 e 6 de março. A Capelania dos Protomártires do Brasil, que tem como capelão o Pe. Antônio Murilo de Paiva, preparou três folhetos (subsídios) para orientar os padres e fiéis, na celebração do tríduo. “Preparamos os três subsídios para que as paróquias, comunidades, pastorais, serviços, movimentos e todos os segmentos vivos da nossa Igreja Diocesana possam realizar uma boa preparação para a romaria”, explica o Pe. Murilo.

Ainda como parte da programação comemorativa aos dez anos de beatificação, também está prevista a realização de uma Romaria dos Setores Pastorais, para a comunidade Cunhaú, em Canguaretama, dia 16 de julho.

Este ano, a celebração do Dia dos Mártires, na Arquidiocese de Natal, será em 26 de setembro. No calendário da Igreja Católica, a festa dos Bem-aventurados Pe.André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e Companheiros ocorre dia 3 de outubro, mas, em virtude de coincidir com as eleições, neste ano, a Arquidiocese antecipará a data para 26 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário