> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

domingo, 29 de julho de 2012

Pastoral Universitária será tema de reunião

Como de costume acontece bimestralmente a Reunião do XI Zonal, que conta com presença dos párocos, administradores e vigários paroquiais, diáconos permanentes, articuladores e coordenadores das diversas pastorais em nível de zonal e também paroquial. A próxima reunião acontecerá neste sábado, dia 04 de agosto, a partir das 8h30 na Igreja Matriz - Paróquia de Santa Luzia, situada a Av Nila Jales, 1080, no Lot. Boa Esperança. E a temática será Pastoral Universitária, uma das urgências definidas em Assembleia pela nossa igreja particular de Natal.
O XI Zonal da Arquidiocese de Natal é formado pelas paróquias de Santa Maria Mãe, conj. Santa Catarina; Sant'Ana, no Soledade II; Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas; Santo Antônio do Pádua, no Parque dos Coqueiros; Santa Luzia, em Boa Esperança; São João Bosco, no Gramoré, todas nas Zona Norte de Natal; e a de São Miguel Arcanjo, em Extremoz. Veja a foto das Igrejas Matrizes das paróquias do nosso Zonal aqui.

Pe. João Pedro, Pe. Inácio Henrique, Pe. Joaquim Ataíde, Pe. Sílvio de Brito, Pe. Humberto Negreiros, Pe. João Maria do Nascimento e Pe. Francisco Cibin, sdb.
Zonal: um espaço de articulação e de vivência de comunhão eclesial.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dom Jaime começa a moldar o "rosto" do seu Pastoreio

O sexto Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, assumiu o pastoreio há pouco mais de cinco meses, em 26 de fevereiro de 2012. Desde então, iniciou o trabalho de composição da equipe de colaboradores que o ajudarão na condução da Arquidiocese.
A escolha de nomes para a equipe implica em mudanças nas funções ocupadas pelos padres, nas paróquias. “Essas mudanças são normais, em todo começo de trabalho”, afirma Dom Jaime. Ele acredita que até o final do primeiro ano de pastoreio possa ter concluído a formação da equipe de auxiliares. Com as nomeações, o Arcebispo, aos poucos, vai moldando o “rosto” do seu pastoreio, na Igreja Arquidiocesana de Natal.

NOVAS MUDANÇAS
Antes de viajar para o retiro do clero, na segunda-feira, 16 de julho, Dom Jaime fez 15 nomeações. Dessas, duas sofreram mudanças, após os contatos com o clero, durante o retiro, realizado em Fortaleza-CE.  


As que permanecem, são: Pe. Francisco de Assis Inácio sai da paróquia de Taipu e Poço Branco e assume a paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz; Pe. Helenildo Marques de Morais deixa a função de Vigário Paroquial da Catedral e assume a paróquia de Taipu e Poço Branco; Pe. Orcenival Maria de Oliveira deixa a função de vigário paroquial de Goianinha e assume a paróquia de Santana, do Soledade 2, zona norte de Natal; Pe. Luiz Paulo da Silva deixa a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes e assume a mesma função em Goianinha e de responsável pela Área Pastoral a ser criada em Tibau do Sul; Pe. Raimundo Renato da Rocha Ciríaco deixa a paróquia de Arez e assume a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim; Pe. Rogério Ferreira Barros deixa a paróquia de Pedro Avelino e assume a função de vigário paroquial, em Ceará-Mirim; Pe. Cidinei Frimino da Silva deixa a função de vigário paroquial de Ceará-Mirim e assume a mesma função, na paróquia de Macaíba; Pe. Antônio José do Vale, pároco de Afonso Bezerra, acumulará, provisoriamente, a função de administrador paroquial de Pedro Avelino; Pe. Valberto Messias da Cruz deixa a paróquia de Pendências e assume a função de pároco de São Gonçalo do Amarante; Pe. Jailton da Silva Soares deixa a função de Diretor Espiritual do Seminário de São Pedro e assume a de pároco de São João Batista, de Pendências; Pe. Manoel Henrique de Paiva, além de vigário paroquial de Parnamirim, assume também a função de responsável pela futura Área Pastoral de Cidade das Nações, também em Parnamirim; Pe. Newton de Oliveira, responsável pelo Propedêutico do Seminário de São Pedro, também assume as funções de Diretor Espiritual do Seminário e capelão da Escola Nossa Senhora de Fátima; e Pe. Paulo Henrique da Silva sai da paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, e assume a capelania do Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, em Natal. 

Após os contatos durante o retiro do clero, Dom Jaime fez novas mudanças: Pe. Joaquim Ataíde de Araújo, que saíra da paróquia de Santana, no Soledade, para assumir a paróquia de Arez, assumirá a função de pároco de Santa Clara, no Vale do Pitimbu; Pe. Valdir Cândido de Morais, recém chegado de Roma, onde fez mestrado na área da Família, assumirá a função de pároco da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. Pe. Aerton Sales da Cunha, até agora pároco da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, assumirá a função de pároco de São João Batista, de Arez. Além da Catedral, o Pe. Valdir Cândido também assumirá a função de coordenador da Comissão Arquidiocesana da Família.

Também ficou definido que o Pe. Francisco Fernandes assume a função de Vigário paroquial da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, nos meses de agosto e setembro. Atualmente, ele faz mestrado em Roma e está de férias em Natal, nestes dois meses.

Para o Pe. Valdir, assumir a Catedral “é um sinal de confiança da parte do bispo para comigo”. Ele afirmou que sabe da responsabilidade que é assumir a Catedral, tendo em vista o dinamismo do seu antecessor, Pe. Aerton Sales da Cunha. “Quero dar continuidade a esse trabalho. Tenho sentimento da responsabilidade e, ao mesmo tempo, de confiança nos que estão envolvidos com o trabalho, para cuidar bem da Igreja Mãe da Diocese, da Igreja do Bispo Diocesano”, afirmou Pe. Valdir.


Sobre esta última mudança, Dom Jaime explicou: “durante o retiro, o Pe. Aerton conversou comigo e disse que recebeu recomendações médicas no sentido de reduzir as atividades e me pediu para sair da Catedral e ir para uma paróquia menor, de preferência no interior”. Diante do fato, o Arcebispo convidou o Pe. Valdir a assumir a Paróquia da Catedral. “O Pe. Joaquim Ataíde, que iria para Arez, assumirá a função de pároco de Santa Clara, no Pitimbu”, informa o Arcebispo.


Para Dom Jaime, todas estas mudanças ocorrem dentro do ritmo normal do pastoreio, na Arquidiocese. “Esta fase das nomeações mexe com as funções, nas paróquias. E o retiro do clero é ocasião que favorece os contatos do bispo com os padres e atendimento às demandas naturais, nesta fase das nomeações”, explica o Arcebispo.


CALENDÁRIO DAS POSSES
O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, definiu as datas de posses dos párocos e administradores paroquiais e de apresentação dos vigários paroquiais:
. 05/08 - chegada do Pe. Rogério Barros, em Ceará-Mirim;
- chegada do Pe. Cidinei Firmino, em Macaíba;
- posse do Pe. Valdir Cândido e apresentação do Pe. Francisco Fernandes, na Paróquia da Catedral;
. 06/08 - posse do Pe. Assis Inácio, em Nova Cruz;
. 09/08 - posse do Pe. Helenildo Marques, em Taipu;
. 14/08 - posse do Pe. Orcenival Oliveira e apresentação do Pe. André Martins, na Paróquia de Santana, no Soledade 2, Natal;
. 16/08 - posse do Pe. Joaquim Ataíde, na Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, Natal;
. 17/08 - posse do Pe. Luiz Paulo da Silva e criação da Área Pastoral de Tibau do Sul;
. 30/08 - posse do Pe. Valberto Messias, em São Gonçalo do Amarante;
. 12/09 - posse do Pe. Jailton Soares, em Pendências;
. 14/09 - posse do Pe. Aerton Sales, em Arez;
. 15/09 - chegada do Pe. Renato da Rocha, em Parnamirim.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Festa de Santa Maria Madalena 2012

É chegado o mês de julho. E a Paróquia de Santa Luzia se enche de alegria em celebrar mais uma vez a festa da Bela Flor de Magdala: SANTA MARIA MADALENA, padroeira da comunidade Nova Natal.  A festa traz como tema central: "Que sejamos anunciadores destemidos do ressuscitado, a exemplo de Santa Maria Madalena, em tempos de júbilo e missão". E terá seu início no dia 13.07 (sexta-feira) e encerrará no dia 22.07 (domingo). 

> Todos os dias haverá Celebração da Santa Missa as 19h30.


No dia 13.07 (sexta-feira) na abertura dos festejos, não acontecerá a Santa Misa Devocional a Santa Luzia na Igreja Matriz, como de costume, e sim acontecerá, na Igreja de Santa Maria Madalena dentro dos festejos.

 PROGRAMAÇÃO: Haverá Batizados, dia 15.07 (domingo), as 10h30. Reza da Coroa de Santa Rita, dia 22.07 (domingo). O encerramento se dará com a procissão pelas ruas da comunidade a partir das 16h00 e logo em seguida a missa solene de Santa Maria Madalena e apresentação do Auto de Madalena.


Na programação social, teremos: Barracas, Bazar, Artigos Religiosos, Atrações Culturais, e muito mais!!!!


13.07 - Banda Divino Samba;
14.07 - Rei Pop Show;
15.07 - Banda Restauração;
16.07 - Comunidade de Casais Vida Nova;
17.07 - Banda Vida Celeste;
18.07 - Banda Isaías 12;
19.07 - Oz Moleques e Raízes do Sertão;
20.07 - Rock'N Riders (Anos 60)
21.07 - Pe. Humberto Negreiros - Jantar de Confraternização;
22.07 - Auto de Madalena e MadaDance.