> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

sexta-feira, 30 de março de 2012

Programação Semana Santa 2012

Ramos da Paixão (Sábado, 31/03/2012)
19h00 - Igreja de São José Operário - Cidade Praia

Ramos da Paixão (Domingo, 01/04/2012)
07h00 - Igreja de N. Sra. do Rosário - José Sarney/Santarém
09h00 - Igreja de Santa Maria Madalena - Nova Natal
17h00 - Igreja de Santa Maria Madalena - Nova Natal
19h00 - Igreja Matriz de Santa Luzia - Boa Esperança

Ceia do Senhor (Quinta-feira, 05/04/2012)
08h00 - Missa dos Santos Óleos
Catedral Metropolitana de N. Sra. da Apresentação
19h30 - Igreja Matriz de Santa Luzia - Boa Esperança

Após a Celebração haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento até o horário da Via Sacra.

Paixão do Senhor (Sexta-feira, 06/04/2012)
16h00 - Via-Sacra
17h00 - Igreja Matriz de Santa Luzia - Boa Esperança

Celebração da Vigília Pascal (Sábado, 07/04/2012)
19h30 - Igreja Matriz de Santa Luzia - Boa Esperança

Ressurreição do Senhor (Domingo, 08/04/2012)
07h00 - Igreja de N. Sra. do Rosário - José Sarney/Santarém
09h00 - Igreja de São José Operário - Cidade Praia
17h00 - Igreja de Santa Maria Madalena - Nova Natal
19h00 - Igreja Matriz de Santa Luzia - Boa Esperança


Drama da Paixão de Cristo ganha os palcos

O espetáculo mais tradicional dos festejos cristãos levanta os cenários para anunciar a Semana Santa.

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
De hoje (sexta-feira) até domingo será realizada a nona edição da "Paixão de Cristo" feita pela Comunidade Católica Shalom em parceria com a Arquidiocese de Natal. Será pelo segundo ano no ginásio Nélio Dias, em Gramoré. Para este ano terá um show extra.

"A Paixão de Cristo" do Shalom se caracteriza por uma abordagem diferente da tradicional, com um tom mais intimista que dialoga com o espectador. Outro destaque é o tema da abertura, "O canto das Írias", que enfoca o resgate divino frente à animalização do homem na sociedade atual. A peça combina dança e diálogos dramáticos para dar uma visão artística da vida pública de Jesus, mantendo os tradicionais momentos de paixão, morte e ressurreição.

A apresentação de sábado terá a presença especial da banda Missionário Shalom, às 16h. O grupo participou da gravação do DVD "Bote Fé Brasil", realizado em Natal. Em maio de 2011 eles ganharam três categorias do Troféu "Louvemos ao Senhor", premiação aos nomes de destaque na música católica (com melhor música de 2010, banda, e grupo vocal). O Missionário é composto por Gustavo Osterno, Rafael Morel, Loezany Oliveira e Débora Pires. A peça já foi apresentada em outras cidades do país, e também em Madri, na Jornada Mundial da Juventude de 2011.

COLÉGIO MARISTA
A "Paixão de Cristo" encenada pelo Colégio Marista de Natal conta com uma tradição de 17 anos e será apresentada de 02 a 04 de abril, às 19h, na quadra II da própria escola. O tema deste ano é "A Árvore da VIDA". Serão sete cenários, incluindo um novo que contará com uma queda d'água, visando dar mais realismo à história de nascimento e morte de Cristo. Em 2012 também haverá acompanhamento de música ao vivo em alguns momentos da peça. Ao todo são 120 pessoas no elenco, entre alunos, ex-alunos, professores e pais de alunos, atores, atrizes, músicos, dançarinos e músicos. A direção é de Carlos Henrique. A Senha para entrada no espetáculo será trocada por 1kg de alimento não perecível. O acesso se dará pela Rua Ceará-Mirim.





Fonte: Tribuna do Norte - Adaptado por Paróquia de Santa Luzia



Igreja e Hemonorte realizam campanha de Doação de Sangue

A 3ª Campanha de Doação de Sangue, promovida pela Arquidiocese de Natal, através da Paróquia da Catedral, e o Hemonorte, acontecerá no período de 2 a 4 de abril. Neste ano, houve a adesão, também, da Paróquia de Santana, no Soledade II, zona norte de Natal. A abertura da Campanha, acontecerá na próxima segunda-feira, 2, às 9 horas, na Catedral, com a participação do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

“Nos dois últimos anos, muitos fiéis acolheram esta proposta como gesto solidário e compromisso cristão para salvar vidas. Em comunhão que a Campanha da Fraternidade 2012, convocamos a todos: vamos abrir as mãos, doar sangue, preservar a vida e difundir a saúde sobre a terra”, diz o pároco da Catedral, Padre Aerton Sales.

As pessoas que desejarem aderir à Campanha, devem procurar a Catedral Metropolitana, no centro da capital; o Hemonorte, na Av. Alexandrino de Alencar, Tirol; ou o Complexo Cultural de Natal, na Av. João Medeiros Filho, no Conjunto Potengi, zona norte de Natal. Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, apresentar documento com foto, ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar mais de 50 quilos.

Mais informações sobre a Campanha de Doação de Sangue, podem ser obtidas pelo telefone 3201-4559.

Fonte: Arquidiocese de Natal - adaptado por Paróquia de Santa Luzia

Procissão do Encontro e Aniversário Natalício de Dom Jaime

A tradicional Procissão do Encontro das imagens de Nossa Senhora da Soledade com a do Bom Jesus dos Passos será realizada hoje, sexta-feira, 30 de março, às 16 horas. As duas imagens sairão da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Antiga Catedral, porém fazendo percurso diferente, com destino à Catedral Metropolitana.

O encontro das duas imagens será em frente à Matriz Catedral Metropolitana. Em seguida, serão introduzidas na Catedral, onde permanecerão durante a celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelo Pároco da Antiga Catedral, Mons. Agnello Dantas Barretto; pelo pároco da paróquia da Catedral, Pe. Aerton Sales da Cunha; pelo Côn. José Mário de Medeiros, pároco do Bom Jesus das Dores, da Ribeira, e demais padres presentes. A pregação será feita pelo Côn. José Mário de Medeiros.

A missa também será em ação de graças pelo aniversário natalício do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Elevemos louvores ao maravilhoso Deus pelo dom da vida de Dom Jaime Vieira Rocha, pastor que se doa para anunciar o teu Reino, e por mercê de Ti e da Igreja está a frente deste rebanho Arquidiocesano de Natal. Guardai, ò Pai, sua família e seus projetos, e que suas bençãos lhe sejam atribuídas. Parabéns Dom Jaime. São os mais sinceros votos dos que fazem a Paróquia de Santa Luzia, Virgem Mártir de Siracusa.


Fonte: Arquidiocese de Natal - Adaptado por Paróquia de Santa Luzia

terça-feira, 27 de março de 2012

Arquidiocese tem novo Vigário Geral

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o Padre Edilson Soares Nobre para a função de Vigário Geral da Arquidiocese. A Provisão Canônica, assinada por Dom Jaime, é datada de 27 de março de 2012. “Como solícito cooperador do nosso ministério, exerça a função a que foi chamado com espírito de serviço e caridade pastoral”, diz trecho da Provisão Canônica.

Padre Edilson diz que contribuirá com o Arcebispo para o melhor desempenho dos trabalhos na Arquidiocese. “Sendo o Vigário Geral o colaborador direto do bispo, pretendo contribuir em tudo o que for necessário para o melhor andamento dos trabalhos, sejam pastorais ou administrativos. Pretendo servir como elo entre o bispo e os diversos setores da Igreja e segmentos da sociedade”, declara.

Atualmente, Padre Edilson é pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, e assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Obra de Maria prepara viagem para entrega do pálio

A Comunidade Obra de Maria preparou um pacote para levar religiosos e fiéis leigos a Roma, por ocasião da entrega do pálio pelo Papa Bento XVI ao Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O pacote incluirá visitas a Fátima e Lisboa, em Portugal; e a alguns lugares da Itália, como Assis e Roma. O período da viagem será de 25 de junho a primeiro de julho.

A entrega do pálio acontecerá dia 29 de junho, quando o Papa entregará o pálio a todos os arcebispos do mundo, nomeados de julho de 2011 até agora. O pálio é uma peça da indumentária litúrgica, feita de lã de ovelha, e é entregue aos novos arcebispos, sempre na festa dos apóstolos Pedro e Paulo. Diz o Código de Direito Canônico, no cânon 437: “De acordo com as leis litúrgicas, o metropolita pode usar o pálio em qualquer igreja da província eclesiástica a que preside, mas não fora desta, nem mesmo com o consentimento do bispo diocesano”.

Mais informações sobre o pacote organizado pela Obra de Maria e como aderir, no seguinte endereço: www.arquidiocesedenatal.org.br.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese promoverá Encontro de Liturgia e Canto Pastoral

“Sustentai com arte a louvação” é o tema do Encontro Arquidiocesano de Liturgia e Canto Pastoral, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 deste mês de abril, no Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, em Natal. A programação do encontro constará de momentos de formação sobre liturgia, ministério de música, canto litúrgico, critérios para escolher as letras, noções de técnica vocal e novas composições musicais. A assessoria será da Irma Míria Kolling, autora de cerca de 50 LPs e CDs de cantos litúrgicos; Padre Elielson Cassimiro de Almeida, coordenador da Pastoral da Liturgia, na Arquidiocese de Natal; professor Roberto Lima e o seminarista Wanderson Luiz Freitas.

Para participar, é necessário fazer a inscrição, que pode ser feita através do site www.arquidiocesedenatal.org.br. Neste mesmo endereço, há outras informações sobre o evento. São oferecidas 250 vagas.

A organização do encontro é da Comissão Arquidiocesana de Liturgia.


Fonte: Arquidiocese de Natal

sábado, 17 de março de 2012

Cruzes do Dízimo peregrinam na Arquidiocese

Três cruzes começam a peregrinar no território da Arquidiocese, em preparação à comemoração dos 15 anos da Pastoral do Dízimo. “As cruzes foram feitas no formato das cruzes da Catedral, com um coração partilhado aos pés”, explica o coordenador arquidiocesano, Randenclécio Xavier. Na Região Pastoral Urbana, a peregrinação iniciou pelo 12º Zonal; na Região Agreste, Trairi e Potengi, pelo 13º Zonal; e na Região Central Cabugi, Mato Grande e Salineira, iniciará dia 24 próximo, pelo 5º Zonal, mais precisamente em Santana do Matos.

Uma das cruzes chega à Área Pastoral de São João Batista, de Montanhas, domingo, dia 18, às 19h30, na Igreja Matriz, quando será celebrada missa, presidida pelo Padre Leilson Leandro. Em Montanhas, a cruz permanece até o dia 25, quando será conduzida pelos agentes da Pastoral do Dízimo, em uma carreata, até a cidade de Pedro Velho.

Em nossa paróquia, receberemos as cruzes do Dízimo no domingo, 22 de abril na comunidade Cidade Praia, na abertura dos festejos ao padroeiro São José Operário.

Fonte: Arquidiocese de Natal_adaptado por Paróquia de Santa Luzia

Comunidade Católica Shalom prepara espetáculo

A contagem regressiva para mais uma edição da Paixão de Cristo em Natal já começou. A estrutura de palco e cenários está sendo montada no ginásio Nélio Dias, no Gramoré, Zona Norte. Promovido pela Comunidade Católica Shalom e sem fins lucrativos, o evento entra em sua nona edição, com a chancela da Lei Djalma Maranhão de Incentivo a Cultura e acontece nos próximos dias 30 e 31 de março e 1° de abril.

A arquiteta Cynthia Andrade explica que apesar de ser o mesmo espetáculo, os desafios e cuidados na montagem continuam, até porque este ano entre as novidades está à presença da banda Missionário Shalom, que fará o show no sábado o que exige ainda mais critério tanto em termos de palco como de cenário. Ela conta ainda que apesar do mesmo roteiro, outra novidade promete ser a iluminação do espetáculo.

Desde 2002, a Comunidade Católica Shalom abraçou o desafio de levar aos potiguares mais que um espetáculo teatral, se propôs a viabilizar uma verdadeira experiência através de uma visão artística ousada e inovadora sobre a vida pública de Jesus, culminando com os momentos de sua paixão, morte e ressureição.

Primando por uma abordagem que rompesse com a linha tradicional desse tipo de encenação, a Paixão de Cristo promovida pela Comundiade Católica Shalom conquistou singularidade com o tom intimista e pessoal com que dialoga com o espectador.

Outra marca registrada do espetáculo é o tema de abertura, denominado “O canto da Írias”, que trabalha a temática do resgate divino frente à animalização do homem no contexto da sociedade contemporânea. Esta peça, que combina dança e diálogos dramáticos, já foi levada para outros estados brasileiros e até outros países, inclusive na última Jornada Mundial da Juventude com o Papa, realizada em Madrid, no ano passado.

Evento:
O quê? A Paixão de Cristo
Onde? Ginásio Nélio Dias, conj. Gramoré - Zona Norte
Quando? 30 e 31 de março, e 1º de abril
Hora? sexta e domingo às 17h e sábado às 15H
ENTRADA FRANCA

Fonte: Diario de Natal_adaptado por Paróquia de Santa Luzia

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pastoral da Criança realiza Encontro Regional

Cerca de 140 pessoas, coordenadores nacionais, estaduais e diocesanos da Pastoral da Criança, da Região Nordeste, se reunirão em Fortaleza (CE), no período de 12 a 16 de março. “Vamos avaliar as ações , como também servirá como momentos de formação”, explica a coordenadora da Pastoral da Criança no Rio Grande do Norte, Marlúzia Pessoa. Ela, juntamente, com os coordenadores da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e Mossoró, participarão do Encontro.

Fonte: Arqudiocese de Natal

Formação para Agentes da Pastoral do Batismo

Coordenadores da Pastoral do Batismo das paróquias que compõem o XI Zonal se reunirão, neste sábado, dia 10, a partir das 08h30, no Salão Pastoral da Paróquia de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, em Natal. O objetivo da reunião é ser um espaço de formação para os coordenadores, com assessoria do administrador paroquial de São Miguel Arcanjo, em Extremoz, Padre João Pedro Sobrinho.

O XI Zonal da Arquidiocese de Natal é formado pelas paróquias de Santa Maria Mãe, conj. Santa Catarina; Sant'Ana, no Soledade II; Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas; Santo Antônio do Pádua, no Parque dos Coqueiros; Santa Luzia, em Boa Esperança; São João Bosco, no Gramoré, todas nas Zona Norte de Natal; e a de São Miguel Arcanjo, em Extremoz.