> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Programação e Atrações do Bote Fé Natal

No dia 10 de fevereiro, a capital potiguar sediará a gravação de um DVD com os principais cantores de Bandas Católicas do Brasil, na "Arena Bote Fé", que será instalada no Circuito Militar, nas proximidades do Forte dos Reis Magos. O evento é promovido pela CNBB, Sony Music, e Arquidiocese de Natal. No total, serão 25 atrações.

Padres: Zezinho, Reginaldo Manzotti, Antônio Maria, Joãozinho, Fábio de Melo, Robson.
Bandas: Rosa de Saron e Adoração e Vida (indicadas ao Gramy Latino 2011), Missionário Shalom, Anjos de Resgate, Dominus, Vida Reluz, Cantores de Deus, Irmã Kelly Patrícia, Adriana, Eros Biondini, Suely Façanha, Zé Vicente, Diego Fernandes, Olívia Ferreira, Eliana Ribeiro, Davidson Silva, Ziza Fernandes, Luís Carvalho, Jake, Eugênio Jorge, Cleiton Saraiva, Fábio Augusto, Nazaré Araújo, Maninho, Adrielle Lopes, Celina Borges.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (10 de fevereiro)
17h - Show e gravação do DVD da Peregrinação da Cruz
Chegada da Cruz em Natal, na Arena Bote Fé, na Praia do Forte.
23h - Vigília

Sábado (11 de fevereiro)
5h - Missa, na Arena Bote Fé
8h - Início da Peregrinação da Cruz e Ícone pela cidade de Natal
Parada Dom Costa - Catedral Metropolitana de Natal
10h - Parada Padre Sabino Gentille - bairro de Mãe Luiza (Zona Leste)
12h - Parada Dra. Zilda Arns - Candelária (Zona Sul)
14h - Parada Beato João Martins - Basílica dos Mártires, no bairro de Nazaré (Zona Oeste)
16h - Parada Dom Hélder Câmara - Área de Lazer do Conj. Panatis (Zona Norte)
18h - Carreata Dom Dino Marchió - Saída em carreata para a Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante
20h - Romaria da Luz - Caminhada luminosa, da comunidade de Uruaçu até o Monumento dos Mártires
22h - Show e Vigília dos Jovens Mártires, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu

Domingo (12 de fevereiro)
5h - Missa de Envio, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu
9h - Chegada da Cruz e Ícone ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.
12h - Celebração de Encerramento e Envio dos Símbolos para a Diocese de Caicó.


*Programação sujeita a alterações.




terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Morre Monsenhor Rui Miranda, pároco emérito de Ceará-Mirim

A Arquidiocese de Natal comunica, com pesar, através do twitter, o falecimento do Mons. Rui Mirada, pároco emérito de Ceará-Mirim, ocorrida na madrugada de hoje. O velório do corpo do Mons. Rui Mirada será na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O corpo deve chegar por volta das 9h. O sepultamento será às 17h, na Matriz.

Fonte: @arqnatal

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal sediará gravação de DVD com cantores católicos

A capital potiguar sediará a gravação de um DVD com os principais cantores e Bandas Católicas do Brasil, dia 10 de fevereiro, na “Arena Bote Fé”, que será instalada no Círculo Militar, nas proximidades do Forte dos Reis Magos. O evento, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Arquidiocese de Natal e Sony Music, terá a participação do Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Reginaldo Manzoti, entre outros. As Bandas Rosa de Saron e Adoração e Vida, indicadas para o Gramy Latino 2011, também estarão na gravação.

No total, serão 25 atrações. “Será a primeira vez que as maiores expressões católicas da música se reunirão em um mesmo palco”, destaca o assessor da Comissão de Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Padre Sávio Ribeiro. E acrescenta: “Será um grande evento, no qual vamos reunir não apenas católicos, mas todo povo de Deus. A Sony encampou o projeto e teremos a cidade do Natal projetada para todo o País”.

A produção do DVD faz parte das ações de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, no ano de 2013. A gravação coincidirá com o “Bote Fé”, na Arquidiocese de Natal, evento que vem sendo realizado em todas as dioceses do Brasil, por ocasião da peregrinação do ícone de Nossa Senhora e da Cruz da Jornada Mundial da Juventude.

Na Arquidiocese de Natal, a programação do “Bote Fé” será desenvolvida nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Na sexta-feira, dia 10, a programação começará com a gravação do DVD, seguida de vigília e missa, na Praia do Forte. No sábado, a cruz e o ícone serão levados a alguns lugares como a Catedral Metropolitana e o Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré. À noite, os símbolos serão conduzidos até o Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, São Gonçalo do Amarante, de onde sairão, no dia 12, pela manhã, com destino ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. À tarde, a Arquidiocese de Natal entregará os símbolos à Diocese de Caicó.

Em preparação para o Bote Fé, a coordenação arquidiocesana produziu três camisetas, nas cores azul, laranja e pink, que podem ser adquiridas na sala do Setor Juventude e na sala da Pascom, situadas no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral Metropolitana, no valor de R$ 20,00. O horário de funcionamento, no mês de janeiro, nas duas salas, será das 8 às 14 horas.

A cruz e o ícone de Nossa Senhora chegaram ao Brasil, mais precisamente em São Paulo, vindos de Madri, na Espanha, no mês de setembro de 2011. Desde então, peregrinam pelas dioceses brasileiras, até chegar ao Rio de Janeiro, em 2013.









quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mensagem de Dom Jaime Vieira Rocha

Campina Grande/PB, 21 de dezembro de 2011.

MENSAGEM DO ARCEBISPO ELEITO DE NATAL

Prezados irmãos e irmãs, ao longo desses quinze anos de ministério episcopal, tendo experimentado as alegrias e graças de servir as Igrejas Diocesanas de Caicó e Campina Grande, tenho agora a oportunidade de viver mais este momento de desapego e despojamento de mim mesmo, numa profunda experiência humana de fé e entrega total a Deus, sob o zelo materno e o patrocínio da Virgem Santíssima, quando por desígnios misteriosos e insondáveis de Deus, a Santa Igreja, na pessoa do Santo Padre o Papa Bento XVI, escolheu-me e chamou-me para o serviço episcopal, agora como Arcebispo da Arquidiocese de Natal, terra saudosa e ditosa onde se encontram as minhas origens familiares e lugar onde foi gerada a minha vocação cristã e sacerdotal.

Do Planalto da Borborema, nas terras paraibanas, volto o olhar para a Igreja de Campina Grande, onde fui acolhido como pastor do rebanho de Cristo, com tanto zelo, dedicação e atenção, fazendo-me descobrir sempre mais a profundidade do mistério e da graça que me envolve, sobretudo pela experiência do contato e da presença junto ao povo de Deus, em suas comunidades e das amizades e relacionamentos interpessoais que foram se constituindo ao longo dos quase sete anos em que permaneci à frente do pastoreio desta importante parcela da Igreja de Cristo e da majestosa rainha da Borborema, com todas as suas riquezas e tesouros humanos e materiais.

Por todo o bem e por todo o carinho recebido, pelos gestos de apreço, pelas orações e por toda a devoção que o bom povo fiel da Diocese dedicou a minha pessoa durante todo esse tempo, não posso deixar de manifestar meu reconhecimento e render minha gratidão, suplicando a Deus e a Imaculada Conceição que derrame sobre todas as bênçãos dos céus.

Aos caros irmãos e irmãs da Igreja Arquidiocesana de Natal, externo a minha alegria e a minha honra em retornar para casa, e com muita humildade e zelo pastoral, reintegrar-me ao processo histórico de edificação da Igreja viva e dinâmica que sempre encontrou na Arquidiocese de Natal o protagonismo pastoral e espiritual nos momentos decisivos na história da Igreja do Brasil, nas últimas décadas.

Saúdo com sincera amizade e respeito os meus predecessores Dom Matias Patrício de Macedo e Dom Heitor de Araújo Sales, meus veneráveis irmãos no episcopado, de quem terei a certeza do apoio e do auxílio fraterno, da experiência e do zelo pela Igreja de Natal.

Cumprimento fraternalmente os meus irmãos Bispos do Regional Nordeste dois, na pessoa do seu presidente, Dom Genival Saraiva de França, e, em especial, os bispos que formam a província eclesiástica de Natal.

Cumprimento afetuosamente o Clero de Campina Grande a quem agradeço à colaboração, a amizade, a cor responsabilidade na condução dos trabalhos pastorais, o empenho pelo anúncio e a missão, o zelo e o cuidado com a dignidade e a beleza da liturgia.

Saúdo com estima e alegria o clero de Natal, hoje bem mais numeroso e enriquecido pela experiência e o testemunho dos mais idosos, e a esperança e o ardor dos mais jovens, a quem gostaria de convidar a perseverança na fé e a fidelidade ao amor de Deus, por meio do santo serviço do Cristo e da Igreja, servindo o povo a ele consagrado. É por meio deste santo serviço que cumprimos o mandato missionário do Senhor, sendo no mundo, uma presença viva do Espírito de Jesus, transformando a realidade e renovando os ambientes da nossa sociedade, que no dizer do Santo Padre são os canteiros para a reconstrução da reconciliação, da justiça e da paz.

A todos que nos ouvem e que nos acompanham neste momento, em Campina Grande e em Natal, nos diversos espaço e ambientes, nas diversas realidades humanas e sociais, na cidade e no campo, nas ruas e praças, nos locais de trabalho, nas escolas e universidades, nos presídios e nos hospitais, no comércio e nas repartições públicas, suplico a Deus que faça descer dos céus sua bênção sobre todos, agora e sempre.

Virgem Santíssima, Imaculada Conceição e Senhora da Apresentação. Rogai por nós!

fonte: Arquidiocese de Natal

Horário das Missas de Natal e Ano Novo























Veja o horário das Missas de Natal e Ano Novo em nossa paróquia:

Dias 24 e 31 de dezembro de 2011:
17h30 - Igreja de N. Sra. do Rosário - Santarém/José Sarney;
19h - Igreja de São José Operário - Cidade Praia;
20h30 - Igreja de Sta Maria Madalena - Nova Natal;
22h - Igreja Matriz de Santa Luzia - Lot. Boa Esperança

Dias 25 de dezembro de 2011 e 01 de janeiro de 2012:
17h - Igreja de Sta. Maria Madalena - Nova Natal;
19h - Igreja Matriz de Santa Luzia - Lot. Boa Esperança

Comunicado de Dom Matias ao Povo de Deus

COMUNICADO AO POVO DE DEUS

Caríssimos irmãos e irmãs,

De acordo com as leis canônicas da Igreja, o Bispo que tiver completado 75 anos é solicitado a apresentar a renúncia do seu ofício ao Sumo Pontífice, o Papa (Cân. 401). Foi isso o que eu fiz desde abril passado. Dois meses depois, o Santo Padre me respondeu que aceitava o meu pedido, mas continuasse nas mesmas funções até o anúncio e a chegada do sucessor.

Passados oito meses, o representante do Santo Padre aqui no Brasil, o Sr. Núncio Apostólico, mandou-me uma correspondência cujos tópicos principais apresento:

“Excelência, venho com a presente comunicar-lhe que o Santo Padre Bento XVI, acolhendo o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Natal, dignou-se nomear seu sucessor nessa sede episcopal Excelentíssimo Dom Jaime Vieira Rocha, até o momento Bispo de Campina Grande, Paraíba...

Comunico ainda que, a partir do momento da publicação, Vossa Excelência permanecerá como Administrador Apostólico com faculdade de Administrador Diocesano, até a posse do seu sucessor...

Ao comunicar o quanto precede, quero agradecer a Vossa Excelência, em nome também da Santa Sé, os anos de fecundo ministério episcopal desenvolvido com generosidade nessa Arquidiocese...

Confiando ao Senhor a sua digna pessoa, para que continue assistindo Vossa Excelência com as suas bênçãos, valho-me da oportunidade para confirmar-me com sentimentos de fraterna estima e consideração. Dom Lorenzo Baldisseri – Núncio Apostólico”.

Acredito que todos nós estamos felizes com a nomeação de Dom Jaime. Não somente porque a sucessão apostólica, na pessoa do novo Arcebispo, não se interrompe, mas também porque o nomeado é um filho desta Igreja Particular que está em Natal. Natural de Tangará, 65 anos de idade. Os seus 20 anos de ministério presbiteral foram exercidos a serviço desta Arquidiocese tanto nas paróquias de Pendências, Macau, São Rafael, Santana do Matos e Lajes, como no Seminário sendo Reitor. Aqui, Dom Jaime foi eleito Bispo para Caicó. Teve ele a felicidade de ter sido sagrado Bispo pelo Beato João Paulo II, em Roma, em janeiro de 1996.

Em 2005 foi transferido para Campina Grande (PB), como meu sucessor. No Regional Nordeste 2, foi vice-presidente e bispo referencial de alguns setores como Ministérios e Vocações.

A sucessão ou transferência de um Bispo, este fato deve ser visto dentro de um clima de normalidade e de um espírito de fé que acolhe bem o sucessor e exclama: “Bendito o que vem em nome do Senhor”. A Igreja, sabiamente, administra essa realidade. Não é novidade. É um fato normal que sempre aconteceu e acontecerá até o fim dos tempos com a proteção do grande e Bom Pastor: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 20b). Só com essa presença garantida por Jesus é que poderemos desempenhar a missão. Só evangelizaremos bem a partir do encontro com Jesus.

A partir deste comunicado de nomeação do novo Arcebispo de Natal, esta Sede Arquiepiscopal é considerada vacante até a posse de Dom Jaime. Neste período de vacância, eu me torno Administrador Apostólico de Arquidiocese. Cessam os conselhos pastoral e presbiteral, como também as funções de Vigário Geral e Vigário Episcopal. No entanto, por ocasião das missas, na oração eucarística permanece o nome do Administrador.

Neste momento de expectativa e preparação para o Natal do Senhor, no próximo domingo, e para a chegada, em fevereiro, do novo Pastor, aproveito para transmitir a minha gratidão a todo este querido povo que faz a Igreja de Natal, aos gestores civis e militares e a todos aqueles que me ajudaram a exercer, nestes quase oito anos, o Ministério Episcopal nesta Arquidiocese. Perdoem-me as limitações. De modo especial, quero me dirigir aos queridos sacerdotes, religiosos, religiosas, membros dos vários serviços, movimentos e pastorais, como também aos que trabalham no Centro Administrativo e Pastoral da Arquidiocese. A todos declaro: sou um homem feliz, realizado e agradecido.

Ao caríssimo irmão Dom Jaime, os votos de boas vindas acompanhados das orações desta Igreja para que nela desenvolva um fecundo pastoreio.

Um Santo Natal e abençoado ano de 2012.
Natal (RN), 21 de dezembro de 2011.
Dom Matias Patrício de Macêdo


fonte: Arquidiocese de Natal

Papa Bento XVI nomeia novo Arcebispo para Natal

O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, em conformidade com o Código de Direito Canônico, que recomenda que todo Bispo que complete 75 anos de idade deve apresentar renúncia ao cargo. Dom Matias completou 75 anos em 14 de abril de 2011, mês em que apresentou o pedido de renúncia.

O Santo Padre, Papa Bento XVI, nomeou o Bispo de Campina Grande-PB, Dom Jaime Vieira Rocha, como o novo Arcebispo Metropolitano de Natal. A data da posse será dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal.

A partir de hoje até o dia da posse, Dom Matias será administrador apostólico de Natal. Nas missas, na oração eucarística, os padres dirão: "pelo nosso bispo eleito Jaime e pelo nosso administrador apostólico Matias".

SOBRE O NOVO ARCEBISPO
Dom Jaime Vieira Rocha é natural da Cidade de Tangará-RN, paróquia da Arquidiocese de Natal, onde nasceu em 30 de março de 1947, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha. Fez os estudos de Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP. É formado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ. Também fez o curso de Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália.

Foi ordenado padre no dia 01 de fevereiro de 1975, em Natal-RN. Foi nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, em 29 de novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália, pelo então Papa João Paulo II. Escolheu como lema: “Scio Cui Crediti” (Sei em quem acreditei). Dom Jaime governou a Diocese de Caicó por nove anos – de 1996 a 2005. Em 2005 foi transferido para a Diocese de Campina Grande-PB, onde permaneceu até agora.

No período de 1997 a 2003, Dom Jaime foi o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Bispo da Diocese de Campina Grande com o de Administrador Apostólico da Diocese de Guarabira-PB. Atualmente é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, do Regional Nordeste 2; e membro da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

A CNBB enviou saudação ao novo arcebispo:

Saudação da CNBB ao novo arcebispo de Natal

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe a nomeação de dom Jaime Vieira Rocha com muita satisfação e agradece ao Santo Padre por ter enviado à arquidiocese de Natal um extraordinário pastor. Esta nomeação é uma expressão paternal de carinho de Sua Santidade para honrar o trabalho dedicado e reconhecido do arcebispo emérito dom Matias Patrício de Macêdo e um gesto de profunda estima e consideração ao povo das comunidades da arquidiocese da capital do Rio Grande do Norte.

Dom Jaime tem uma história de vida muito marcada pela Igreja Particular que lhe é confiada. Em Natal, como padre, realizou variadas tarefas e foi reitor do Seminário Maior. Coordenou as CEBs e também serviu junto às pastorais sociais. Em Caicó (RN), onde foi bispo por 10 anos, deixou rastros de grande bondade e solicitude pastoral. E em Campina Grande (PB), desde 2005, Dom Jaime tem sido um lumiar para seu povo. Na última semana, ao dirigir uma mensagem de natal à diocese, ele confirmava o zelo pastoral chamando a todos para uma vivência profunda do Advento: “Enquanto nos preparamos para o Natal, é importante que entremos em nós mesmo e façamos uma renovação sincera da nossa vida, a fim de prepararmos o nosso coração e a nossa existência para a vinda do Nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo”.

Ensejamos os melhores votos de um pastoreio pleno de frutos. Que a verdade contida na expressão paulina assumida em seu lema episcopal “Scio Cui Credeti” (Sei em quem acreditei) continue a iluminar seu caminho e inspirar sua ação evangelizadora no nordeste do Brasil.

Apresentamos nossos cumprimentos, cheios de gratidão, ao arcebispo emérito dom Matias Patrício de Macêdo. Sua caminhada de serviço episcopal iniciada em Cajazeiras (PB), passando pela mesma Campina Grande e se encerrando em Natal foi marcada por grande dedicação à Igreja por meio de constante e abnegada entrega ao povo. Unimos-nos a todas as comunidades que louvam e bendizem a Deus pela seu trabalho e renovamos votos de saúde e serenidade nessa nova fase de vida.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Bote Fé em Natal disponibiliza camisetas

A equipe de coordenação do “Bote Fé”, da Arquidiocese de Natal, disponibiliza três modelos de camisetas, que podem ser encontradas na sala do Setor Juventude e na da Pascom, ambas no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O preço unitário é de vinte reais, nas cores azul turqueza, laranja e pink.

A venda é uma das formas de divulgação do “Bote Fé”, evento que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, em Natal, por ocasião da visita da cruz e do ícone de Nossa Senhora, preparando a Jornada Mundial da Juventude 2013. Nos três dias, haverá show, vigília, missa e visita dos símbolos a alguns lugares.

Da Arquidiocese de Natal, os símbolos seguirão para a Diocese de Caicó. De setembro deste ano até 2013, a cruz e o ícone passarão por todas as dioceses do Brasil.


fonte: Arquidiocese de Natal

Monsenhor Assis deixará saudades

A Arquidiocese de Natal perdeu no último dia 13, o postulador da canonização dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, os . Monsenhor Francisco de Assis Pereira, 76, faleceu na Casa de Saúde São Lucas vítima de uma obstrução intestinal. Com isso, todos os processos de beatificação e canonização de brasileiros ficam paralisados até que o arcebispo metropolitano de Natal Dom Matias Patrício de Macedo indique o substituto.

“Esperamos o tempo de Deus na indicação do nome. A igreja espera a palavra do nosso bispo”, declarou o chanceler da cúria diocesana, padre Júlio César. Segundo o chanceler, a igreja não entende o falecimento do postulador como uma perda. “Sentimos a ausência de um sacerdote, mas ganhamos um intercessor no Reino de Deus”.

Monsenhor Francisco de Assis postulava os processos de canonização dos 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu. Foi ele, aliás, quem agilizou a beatificação dos mártires potiguares, mas faleceu sem alcançar o objetivo de torná-los santos. Do Rio Grande do Norte também estava em andamento sob sua responsabilidade as beatificações do padre João Maria e cônego Luiz Gonzaga do Monte (Cônego Monte).

Além destes processos, o monsenhor Assis trabalhava para viabilizar as beatificações de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira, bispo de Olinda, nomeado em 1871; do padre Ibiapina, candidato a ser o primeiro santo do Ceará; e a reabilitação do padre Cícero do Juazeiro.

Para a igreja esse ainda não é o momento de pensar no sucessor de Monsenhor Assis nestes processos. “Estamos vivendo o momento de despedida e só depois pensaremos em como proceder neste aspecto”, explicou o então Arcebispo Dom Matias de Macedo. O bispo disse que ainda não há nenhum nome cotado para suceder o postulador e que, por enquanto os processos ficarão paralisados. “Mas vamos dá continuidade sim. Só não sabemos ainda com quem”, declarou.

Não há nenhuma obrigatoriedade que o novo postulador seja do estado, por isso outras dioceses poderão indicar nomes que dêem continuidade aos processos de beatificação e canonização da igreja no Nordeste.

Além dos seus trabalhos pela beatificação de santos brasileiros, monsenhor Assis também foi responsável pela implantação do processo administrativo e pastoral da Cúria Diocesana, seguindo as observações do Concílio do Vaticano II. Outra contribuição para a Igreja Católica no estado foi a implantação do arquivo diocesano nos moldes em que se encontra hoje.

O padre, que era capelão da igreja de São Judas Tadeu, no bairro do Tirol em Natal, deu entrada na Casa de Saúde São Lucas, na segunda-feira, dia 12, com fortes dores no estômago. Ele estava se submetendo a um tratamento para curar um câncer na garganta há um ano.

O velório foi realizado na tarde e noite de terça-feira, dia 13, na Catedral Metropolitana, com a celebração da Santa Missa de Exéquias. Após a missa, o corpo foi conduzido até o Cemitério Vila Flor, na BR 304, onde foi sepultado.

Na última, segunda-feira (19), aconteceu a missa de 7º dia de falecimento do Mons. Assis às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol, em Natal.